10 Características do Bom Líder

Coordenar pessoas é sempre um desafio e exige dedicação constante, paciência e interesse genuíno pelo ser humano e pelo seu crescimento.

Por causa disso, estamos sempre aprendendo e é essencial entender que, na vida, não há quem saiba tudo e, nem tampouco, quem não tenha o que aprender.

Com este pensamento, separamos 10 características que consideramos ser fundamentais para aquele que deseja ser um bom líder. 

1. Age com respeito

Respeito é algo que todos desejam para si e não é diferente nas relações de trabalho. O líder de verdade tem o respeito como um princípio moral e busca sempre em seu dia a dia tratar todos da mesma maneira que gostaria de ser tratado.

Agir com respeito significa também acolher o pensamento do outro ainda que seja diferente; entender que nem sempre as coisas são do meu jeito; e saber respeitar o espaço do outro, não avançando limites invisíveis, mas existentes entre o modo de ser de um e o do outro.

2. Gasta tempo com seus liderados

Não tem como coordenar algo se você não estiver, sinceramente, disposto a gastar tempo, se importar com o outro.

O bom líder mantém contato com sua equipe; conhece suas realidades e dificuldades.

Conhece cada um pelo nome e sabe de seus anseios profissionais

Isso dá trabalho; mas, coordenar dá trabalho. Toma e leva tempo.

No entanto, traz também diferentes benesses, pois crescemos como pessoa e como profissional quando decidimos realmente assumir este desafio.

3. Sabe repreender

Esta é uma das maiores dificuldades que todos temos, mas o bom líder pensa e repensa na  melhor forma de chamar a atenção do outro. Analisa o que não foi feito de forma adequada; pensa em exemplos concretos para apresentar; reflete sobre como explicou ao outro o que gostaria que fosse feito; e, a partir daí, pensa nas melhores palavras a serem usadas.

4. Oferece desafios para sua equipe

É muito importante olhar para as habilidades das pessoas de sua equipe e definir para elas atividades que estejam relacionadas. O profissional ganha, pois estará desenvolvendo cada vez mais suas habilidades e a empresa ganha, pois o profissional certo no lugar certo traz excelentes resultados.

Por outro lado, deve-se analisar com critério o desafio a ser oferecido para que não seja muito difícil para a fase em que a pessoa se encontra no desenvolvimento de suas habilidades. Do contrário, o dano pode ser irreversível. Corre-se o risco de queimar etapa, prejudicar o profissional e desmotivá-lo.

5. É fiel à sua palavra

O bom líder pensa bem no que fala e no que promete à sua equipe, pois sabe a importância de cumpriir com o que disse. Ele é coerente; suas atitudes caminham lado a lado com suas palavras.

A equipe que tem este tipo de líder sabe que, quando ele fala, é digno de confiança, pois já viveu diferentes situações no passado (que mesmo sendo simples) sua palavra foi cumprida.

6. Busca ser exemplo

Sabe aquela pessoa que cobra pontualidade de todos, mas vive atrasada? Pois bem, o líder diferenciado procura agir totalmente contrário a isso. Ele primeiro mostra como faz e depois orienta o outro. As pessoas o admiram, olham a sua maneira de agir e, naturalmente, desejam ser assim. É automático  querer segui-lo.

7. Comunica-se bem

Comunicar-se bem está entre as principais habilidades que quem coordena precisa ter.

É primordial saber passar o que se deseja para o outro, seja por meio de palavras seja por meio de gestos ou textos.

No dia a dia, temos diferentes mensagens a serem, ou não, passadas e é importantíssimo saber administrar isso.

Falar quando necessário, ouvir com atenção e sem julgamentos e saber expor seus pensamentos e opiniões com sabedoria.

Por se comunicar bem, está sempre dando feedbacks, orientando mostrando o caminho a ser seguido.

Não deixa a equipe perdida e sem informações, já que entende como a insegurança pode ser danosa para o bom andamento do trabalho.

8. É justo

O bom líder age com justiça. Ele não fica com favoritismos entre a equipe, muito menos com perseguições. Ele avalia o trabalho de todos, reconhece os avanços em todos e, quando necessário, repreende a quem for preciso. 

Erra aquele que fica beneficiando os seus prediletos…os seus amigos, pois esta é uma atitude desonesta e que, mais cedo ou mais tarde, vai trazer prejuízos para ele mesmo. É importante dar a todos as mesmas oportunidades desde que a pessoa demonstre possuir habilidades para execução da tarefa.

9. Reconhece o trabalho do outro

Saber reconhecer o que o outro faz é uma qualidade que anda lado a lado com a gratidão. Infeliz daquele que não sabe analisar em seu cotidiano tudo o que é resultado do auxílio do outro.

O bom líder sabe que não vai a lugar algum sozinho. O bom resultado de algo e que levou ao sucesso é fruto do trabalho de muitas mãos e vozes. É fundamental entender e saber reconhecer isso.

É importante falar com o outro aquilo que gostou, que o trabalho foi bem feito e que a pessoa está no caminho certo. Reconhecer o trabalho é fundamental para não deixar o outro às cegas no dia a dia.

10. Não tem medo de desagradar

Na vida, nem tudo são flores e quanto mais cedo entendermos esta verdade menos sofrimento traremos para nosso cotidiano. É impossível agradar a todos e nem Jesus (que é Deus e perfeito) conseguiu isso.

É fundamental que, em sua trajetória, entenda que vai precisar desagradar alguns para fazer o que acredita ser certo para si mesmo e para o bom andamento do trabalho.

O bom líder trata todos com respeito, é justo e coerente em suas ações, mas sabe que nem sempre deixará todos felizes com suas decisões.

Ele entende que é dele a responsabilidade de decidir, pois será somente ele que lidará com as consequências de suas decisões e escolhas no futuro.

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