6 dicas para afastar o consumismo de sua vida

Que fazer compras é um prazer isso nenhum de nós nega. No entanto, sabia que o consumo exagerado faz muito mal para nossa saúde financeira, emocional e até mental? Pois é. É essencial aprender a lidar com o consumo e para isso 6 dicas podem ser fundamentais para afastar o consumismo de sua vida. Fique atento!

1ª Dica: Planeje o que gastar

É essencial, antes de fazer um determinado gasto, avaliar e planejar bem. Do contrário, o dinheiro irá se esvair sem ao menos percebermos. Coloque metas de consumo, analisando cada um de seus custos. Se ainda não possui uma planilha ou aplicativo para controle financeiro, busque fazer isso o mais rápido possível.

Você vai perceber que, ao lançar seus custos fixos e variáveis, vai conseguir ter uma ideia real do quanto pode, ou não, gastar em algo desejado e qual o momento mais indicado para isso acontecer.

2ª Dica: Olhe o que realmente é necessário

Será que realmente aquela compra precisa ser feita? Esta pergunta é fundamental. Quantas pessoas descobrem, após ter comprado algo, que não necessitavam daquele item. Talvez por pressa ou por não parar para pensar a respeito.

Crie o hábito de fazer lista, anotar itens de necessidade e avaliá-los com frequência. Um item importante no passado pode não ser mais relevante para a realidade que você vive atualmente.

Além disso, analise o que é necessidade para você, e não para os outros. Não ceda ao desejo de comprar algo para agradar ou impressionar outras pessoas. Afinal, é você que arcará com o custo disso. 

3ª Dica: Pesquise bem antes de comprar

Não é vergonha pesquisar e nem perda de tempo. Pelo contrário, isso ajuda a eliminar a compra por impulso e, ainda, auxilia o seu bolso, visto que há uma grande disparidade nos preços praticados por estabelecimentos que trabalham com os mesmos itens ou serviços. 

4ª Dica: Não compre baseado em emoções

Se estiver triste, bravo ou muito feliz, não compre algo novo. As emoções afloradas, muitas vezes, envolvem nossos olhos com películas invisíveis que nos levam a  fazer determinadas compras que não faríamos em situações normais.

Comprar não vai fazer a ansiedade, tristeza ou raiva passar; pelo contrário, pode até aumentá-la no futuro. Só nos informes publicitários é que comprar alivia tensões.

5ª Dica: Analise bem as promoções

Veja se o que está sendo anunciado como promoção é realmente vantajoso. Muitas vezes, algo é colocado na promoção, mas está com defeito e no longo prazo você irá perceber. Outra cilada é pagar barato por algo que não tem durabilidade…isso é jogar dinheiro fora.

Analise, também, se a promoção é real e tenha em mente qual era o valor anterior. Por fim, corra de promoções que prometem dois pelo preço de um. Será que você realmente precisa de dois daquele item?

Neste momento de reflexão, como já foi dito antes, deve ser avaliado também se aquilo realmente é necessário.

6ª Dica: Fuja de parcelas

Se decidir mesmo que é necessário e o meio de pagamento a ser usado para realizar a compra for o cartão de crédito, fuja das parcelas.

Pequeninas parcelinhas podem virar uma bola de neve quando se acumularem dentro do seu orçamento.

Busque planejar a compra, juntar o dinheiro para realizá-la e se for um valor maior que necessite ou deseje parcelar, eleja somente um item para comprar dessa forma.

Assim, a parcela não se juntará a outras futuras e já estará prevista em seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *