As belezas de um coração grato

Pelo que ou a quem você gostaria de agradecer neste dia? Vamos pensar um pouco nisso em nosso texto de hoje. Ao agradecermos, o nosso coração se alarga, pois abrimos espaço para alguém, além de nós. As belezas de um coração grato passa por isso.

Passamos a reconhecer que nossa vida, também, é composta por outros, que nos auxiliam e elevam, a fim de sermos melhores a cada dia.

O coração grato sob as luzes da Escritura

A Palavra de Deus nos diz que devemos ser gratos por tudo, absolutamente, tudo (I Ts 5,18). Com Ela vamos aprendendo que, quando se trata de Deus, até mesmo, o que nos acontece e que não nos agrada, em Suas mãos, pode ser abençoado. 

I Ts 5,18

Um dia ouvi uma frase que muito me marcou e que dizia, mais ou menos, assim: “Na vida tudo nos favorece, se a gente não se aborrece e, ainda, agradece”.

Isso nos ensina, dentre outras coisas, que agradecer é fazer a graça descer. A gratidão nos abre para acolher o bem.

É preciso compreender, todavia, que não se trata, aqui, de palavras vazias ou de um gesto alienado.

Muito pelo contrário, trata-se de uma certeza interior, do reconhecimento de que tudo o que nos acontece é acompanhado e guardado por Deus, por isso, damos graças. 

Não agradecemos, por exemplo, por ter perdido o emprego, ou por uma enfermidade que surgiu, de repente, mas sim, por acreditar que Ele, apesar de tudo isso, está conosco e nos dá forças para superar o que for.

Um coração grato faz-nos capaz de enxergar além!

Vivendo as belezas de um coração grato ao raiar de um novo dia

Desde o momento em que abrimos os olhos para acolher um novo dia já há motivos para agradecermos.

Afinal de contas, como muitos que encerraram a sua jornada na noite anterior, poderíamos, também, não ter acordado, não é verdade? 

Assim, agradecemos a Deus a saúde em nosso corpo, que nos permite levantar da cama, o alimento em nossa mesa, o dividir a vida com alguém, o trabalho que nos dá condições de manter a nós e aos nossos, a possibilidade de estudar, a inteligência…

Infinitos são os motivos para agradecermos a Deus.

A gratidão que se derrama

Outro ponto interesse é que um coração grato a Deus, também, se estende àqueles com quem convivemos. Tornamo-nos capazes, por exemplo, de agradecer a alguém que nos preparou a refeição, por uma ligação agradável, uma gentileza no trânsito ou, mesmo, por uma correção, que nos permitiu repensar um determinado comportamento.

E, desta forma, vamos notando que a gratidão deixa nossa vida mais feliz, nosso coração mais alegre e, consequentemente, nosso rosto mais bonito, como bem nos afirma a Sagrada Escritura.

Pr 15, 13

A gratidão como uma arma poderosa 

Além de tudo isso, termos um coração agradecido a Deus e às pessoas nos é, também, uma arma poderosa contra o egoísmo e a ingratidão. E por falar nessa última…  

Penso que um dos piores sentimentos que pode habitar o coração humano é o de ingratidão. O ingrato é aquele que pensa e age, como se tudo o que conquistou na vida fosse, meramente, fruto de esforço pessoal. 

É, ainda, alguém que se vê tão cheio de si que é incapaz de olhar para o lado e reconhecer que, das pequenas às grandes coisas que o rodeiam, há sempre alguém a auxiliá-lo. 

Por fim, se formos, verdadeiramente, honestos conosco e com Deus iremos constatar, sem sombra de dúvidas, que há muito mais a agradecer que a pedir. 

Sendo assim, como já sabemos das belezas de um coração grato, que tal fazermos esta experiência agora? Basta começar que os motivos vão brotando! De minha parte, agradeço a você, pela companhia até aqui…

1 comentário em “As belezas de um coração grato”

  1. Bom dia! Chamo-me Eduardo e tive uma esposa q faleceu de câncer e uma das coisas mais belas que vivi, foi vê-la agradecendo a Deus, por mais de 8anos, pela doença e todos os dias ao acordar, ela dizia: “obrigada meu Deus por mais um dia q me concedes. E qdo o Senhor quiser vir me buscar, saiba que estou pronta.”
    Nunca reclamou e agradecia por tudo, sempre alegre e feliz. Tudo isso serviu de exemplo para várias pessoas, inclusive para mim, pois aprendi com ela que “ser grato” é uma lição que devemos por em prática todos os dias. Hoje, assim q acordo, agradeço pela minha vida e pela vida dd meus filhos, netos, irmãos, amigos e tbm de meus inimigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *