As Dificuldades do Líder em Tempos de Pandemia

Em diferentes momentos e situações, vemos a pessoa do líder ser descrita como aquela que direciona a equipe, que indica os caminhos e tem as respostas, mas…e quando estamos diante de uma realidade de Pandemia nunca vivida até então? Como ficam os caminhos e as direções? Quais as respostas mais acertadas? É justamente sobre isso que refletiremos um pouco.

Penso que está aí uma das maiores dificuldades do líder neste período e, ao mesmo tempo, também um grande aprendizado, pois entender que, nem sempre, temos respostas para tudo, e sim que elas vão se apresentando à medida que caminhamos nos faz mais humanos.

Como percorrer o caminho?

Toda travessia traz desafios, diferentes dificuldades e o quanto antes se perceber que o líder de verdade não é infalível, dono da verdade ou aquele que nunca erra, mas fácil vai ficando o caminho. 

O bom líder é aquele que quer acertar, que procura caminhos e, principalmente, gosta do ser humano e de suas dificuldades, que aprende com o outro.

Seja um líder religioso, governante, gestor de equipes empresariais, professor ou, até mesmo pais, todos podemos nos encontrar em posições de liderança e ser desafiados a indicar caminhos, mostrar ao outro o que fazer; mas, em todas estas situações, é essencial não perder de vista dois pontos. 

Ponto #1

Todos, sem exceção, aprendemos com o outro e neste momento um dos caminhos é justamente este. Se cercar de pessoas em que você confie e que valorize as opiniões, pois elas podem contribuir muito e ajudá-lo a chegar nas respostas. 

Ponto #2

Liderar em períodos de crise e dificuldade está intimamente ligado a fazer escolhas, tomar decisões. Como não temos bola de cristal para enxergar o futuro (e eu particularmente nem acredito nisso), precisamos logicamente ser prudentes, analisar os contextos e possíveis consequências de nossas decisões, mas não podemos nos acovardar. 

Toda escolha implica em abrir mão de algo em prol de outra coisa. Podemos acertar, podemos errar. Isso o futuro nos dirá. Não podemos deixar que o momento de crise ou dificuldade gere em nós letargia.

Juntos somos mais fortes!

É preciso olhar com confiança para aqueles com quem trabalhamos e buscar unir forças, pensar juntos em novas estratégias e assumir riscos calculados.

José Saramago

Diante das difíceis decisões de seu dia a dia, enfrente-as com coragem; determinação; e não perca de vista que as dificuldades nos fortalecem se as enfrentamos da forma correta. Que forma correta é esta? Só você vai poder descobrir enfrentando seus próprios caminhos e desafios. Não tenhamos medo de errar, não tenhamos medo de escolher. Correr o risco de errar e fazer escolhas é um dos grandes segredos da vida.

Para ampliar a reflexão, cito uma obra do escritor José Saramago intitulada “Ensaio sobre a cegueira”. Nela, é retratada a história de um tipo de cegueira que se espalhou por uma cidade, atingindo inúmeras pessoas e gerando um grande colapso na sociedade. Todos foram obrigados a sair do modo de vida “normal” e viver uma experiência difícil de isolamento em um manicômio. Tudo inimaginável antes.

Conflitos vão surgindo, aliados à cegueira. Neste contexto, José Saramago descreve diferentes tipos de atitudes e o que cada um é capaz de fazer para sobreviver, se adaptar e outros para manter viva a chama da esperança de voltar a enxergar. 

Algumas atitudes são desprezíveis e mostram o lado ruim, egoísta do ser humano; no entanto, ele mostra também escolhas acertadas, pessoas que acabam conseguindo trabalhar em grupo, ajudar o outro e as pressões sofridas por aqueles que têm uma responsabilidade sobre outros. Vale a leitura!

Bom, é isso. Sem muitas respostas prontas, mas, com propostas de desafios, vamos encontrando os caminhos na vida.

12 comentários em “As Dificuldades do Líder em Tempos de Pandemia”

  1. Excelente texto, Dú. O momento de pandemia ( muito triste e perverso) realmente está sendo confortado com a união de pessoas em busca do mesmo propósito “ passar por tudo isso de uma forma menos pior” e sairmos disso tudo pessoas melhores. E com relação a liderança estamos vendo pessoas incríveis tomando posse da liderança de suas vidas e compartilhando cada detalhe.

  2. Parabéns pelo texto Dú! Lindas palavras e excelente reflexão para este momento, que é difícil, mas
    vamos conseguir superar com a união de todos e com a bênção de Deus! Um Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *