Cartão de crédito: aliado ou inimigo?

O cartão de crédito ganhou espaço na vida de inúmeras pessoas e muitos já não conseguem enxergar sua vida sem este companheiro fiel, mas será que o cartão de crédito tem sido um aliado ou um inimigo? Vamos refletir sobre isso… 

Umas das principais análises que precisamos fazer é como ocorre o uso do cartão de crédito no cotidiano, pois isso é fundamental para saber se é benéfico ou não.

No dia a dia, possuímos uma série de necessidades e grande parte delas precisa ser paga. No entanto, o princípio básico de sobrevivência financeira nunca deve ser ignorado, ou seja, não se deve gastar mais do que se ganha.

Caso não exista a possibilidade real de arcar com um custo, é um suicídio para as finanças fazer a compra, ainda que necessite muito daquilo que deseja comprar.

Partindo deste princípio básico, já podemos elencar cinco situações em que o cartão de crédito se transforma em um grande parceiro e cinco situações em que ele vira um inimigo silencioso em sua vida. Vejamos:

O cartão como aliado…

#1 – Organização

Se você tem costume de gerenciar suas contas, faz orçamento doméstico e costuma anotar tudo o que gasta, o cartão de crédito pode te ajudar muito, pois você reúne, em um local só, a grande maioria dos seus gastos e fica mais fácil para fazer o lançamento no seu aplicativo de controle financeiro ou em uma planilha de gastos. Alguns aplicativos até importam diretamente os valores.

#2 Bônus

Receber bônus por meio de programas de relacionamento é uma vantagem bem atraente, desde que você não passe a gastar mais para ter acesso a milhas ou premiações diversas. O ideal é quando você recebe um bônus em cima de algo que você já teria de incluir normalmente em seu orçamento.

#3 Segurança

Infelizmente, vivemos em uma realidade de muita violência e muitos são pegos de surpresa e assaltados sem sequer poder se defender. Foi-se o tempo em que podíamos andar com certas quantias na carteira. Tudo vira um chamariz para pequenos assaltantes. O cartão proporciona segurança.

#4 Praticidade

Penso ser este um dos grandes benefícios do cartão. Se a pessoa não teve tempo ou não quis passar no banco para sacar dinheiro, o cartão facilita sua vida. Aceito na maioria dos estabelecimentos, o cartão trouxe agilidade para o nosso dia a dia.

#5 Crédito facilitado

Ao utilizar o cartão, há menos burocracias e mais rapidez. Pense no exemplo de uma compra on-line; se for paga por meio de boleto leva um bom tempo para ser identificado o pagamento. Já via cartão, a identificação do pagamento, na maioria das vezes, é imediata.

O cartão como inimigo…

#1 – Cabide de parcelas

Quando o cartão vira um cabide de parcelas; ou seja, está lotado de pequenas parcelas que vão se amontoando, ele é uma péssima companhia. Inicialmente, parece não haver problema. Aquela pequena parcela não vai prejudicar…; o problema é que várias pequenas parcelas juntas vão se transformando em uma bola de neve.

#2 – Fatura do cartão de crédito com pagamento atrasado

Seja por esquecimento, desorganização ou por ausência do dinheiro para pagar, este é um prejuízo tremendo, pois os juros cobrados a cada dia de atraso são altíssimos. Fuja disso!

#3 – Renda extra

A pior estratégia financeira que pode ser tomada é enxergar o cartão como uma renda extra, que pode ser paga posteriormente de forma parcelada. Analise bem, antes de fazer algum gasto, se ele cabe no orçamento ou se pode ser pago com algum valor extra (e garantido) que você tem a receber. Do contrário, não utilize o cartão de crédito.

#4 – Depender exclusivamente dele

O cartão de crédito não pode ser o seu único meio de pagamento, pois, do contrário, se houver uma emergência e você precisar de dinheiro na mão para resolvê-la, ficará enrolado. Correrá o risco até de precisar entrar em alguma dívida para solucionar o problema.

#5 – Pagar o valor mínimo do cartão de crédito

Para que o cartão não te arraste para um empréstimo que você não estava pensando em contrair, é essencial sempre pagar a fatura de forma integral. Do contrário, caso você não pague vai entrar em um crédito rotativo com cobrança de juros.

Bom, deu para perceber que, como tudo na vida, o cartão de crédito também possui suas vantagens e suas desvantagens, não é mesmo? Espero que aproveite as vantagens e o transforme em seu aliado e cuide-se sempre para não tê-lo como inimigo. Boa sorte em suas escolhas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *