Como aproveitar bem o momento presente

Como você tem usado o seu tempo? Tem aproveitado e feito com que ele renda? Quais frutos têm sido obtidos a partir dele? Estas perguntas bases podem nos nortear sempre para irmos analisando o caminho percorrido. A ideia não é criticar nem apresentar receitas prontas, mas sim parar para analisar e ver como aproveitar bem o momento presente. Vem comigo…

Sejamos gratos pelo momento presente…

É essencial todos os dias, ao acordar, olhar para aquele dia como um presente recebido. Valorizar as pessoas ao nosso redor, agradecer pelas experiências profissionais e, até mesmo, pelas dificuldades, pois elas podem nos ajudar a ser melhores se olharmos com a perspectiva certa. Tudo pode nos ensinar se quisermos aprender.

É no presente que a vida acontece e é no presente que o futuro nasce. Eu vou construindo no presente o futuro que desejo, daí o motivo de aproveitá-lo o máximo que eu puder.

Quando paramos para analisar, refletir sobre o presente que está sendo vivido, vamos avaliando automaticamente os rumos tomados e, por mais que o futuro seja um desconhecido para nós, já poderemos ter uma certa ideia do que virá por aí.

Pensemos no exemplo de um estudante…dependendo de como for vivido o seu momento presente já pode ser inferido um pouco do que será sua performance no futuro, no mercado de trabalho.

É primordial abrir os olhos para o momento presente, valorizá-lo e fazer boas semeaduras. Não adianta ficar remoendo o passado, se culpando por ter agido errado. É preciso se perdoar…tirar as lições dos erros cometidos e dar passos.


Leia ainda:

O que me diz a saudade?
Gratidão! Eu tenho um coração grato?
A intuição e o que seu corpo quer falar


E de nada vale também ficar com os olhos fixos em um futuro que ainda não aconteceu. Tudo o que desejo viver no futuro preciso buscar construir no presente, nas escolhas que faço, nas decisões que tomo e nas atitudes que experiencio.

Passos para melhor aproveitamento do tempo:

Não fique reclamando o tempo todo

Reclamar não vai fazer as coisas melhorarem e, pior que isso, pode tirar o seu foco da solução do problema.

Esteja inteiro naquilo que estiver fazendo

Seja em uma conversa, seja realizando uma atividade ou brincando com o seu filho, é essencial usar o tempo a seu favor e com qualidade. De nada adianta estar falando com alguém com a cabeça, por exemplo, em outra coisa ou pensamento.

Dê sempre o seu 100%

Tudo o que você pegar para fazer ou que for lhe atribuído dê o seu máximo. Faça com a máxima qualidade que você conseguir, independente de estar sendo remunerado ou não por isso.

Saiba estabelecer prioridades

Muitas coisas são importantes, mas não dá para fazer tudo ao mesmo tempo. Precisamos escolher o que é prioritário para nós para conseguirmos fazer bem. Do contrário, vamos assumir uma série de atividades e corremos o risco de fazer tudo pela metade.

Nunca pare de aprender

Tenha sempre um olhar curioso, um olhar de aprendiz que se encanta por tudo ao redor e busca tirar aprendizados. Não se acomode. Sempre temos o que aprender.

Faça planejamentos

É fundamental fazer planos, traçar estratégias. Ver o que deseja viver daqui a um ano, cinco ou dez anos e ver quais os passos que precisam ser dados para alcançar esta meta. Se a meta for muito grande, divida-a em metas menores, mas não deixe de planejar e, principalmente, não deixe de agir.

Cuide da sua mente

Para sabermos aproveitar o momento presente, é imprescindível cuidar da mente assim como cuidamos do corpo. Alimente sua mente com boas opções. Ofereça “alimentos saudáveis” que a ajudem a se desenvolver/aprimorar.

Seja leve

Busque ser otimista e viver a vida de forma suave. Não leve tudo para o lado pessoal, saiba não guardar rancor e perdoe mais. Busque ser mais empático e receptivo. Tudo muda quando buscamos olhar as coisas de forma diferente.

Não tenha medo de errar

Aproveite as oportunidades de aprendizado que forem surgindo em seu caminho. Faça experiências. Se errar, faça de novo. Se cair, levante. Saiba chorar, ter medo, se expor ou mesmo se envergonhar. A vida precisa ser vivida com protagonismo. Carpe Diem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *