Como poupar dinheiro ganhando pouco

A educação financeira é importante e indispensável nos dias de hoje. Principalmente, com a realidade que vivemos; sempre com o orçamento apertado. É muito difícil pagar todas as contas e, ainda, manter tudo em dia. Diante disso, sim, é preciso economizar. O desafio fica ainda maior, se pensarmos em como poupar dinheiro ganhando pouco. Ou, em outras palavras, em como fazer para sobrar salário no fim do mês.

Antes de tudo, é importante entender, que você não precisa ganhar muito dinheiro pra conseguir isso. Portanto, não fique preocupado! Neste post vou te mostrar que… com educação financeira é possível aprender a economizar dinheiro ganhando pouco.

Poupe dinheiro com inteligência

A princípio, todo o processo de poupar dinheiro ganhando pouco, é baseado em compreender o seguinte: “usar de forma inteligente, e consciente os seus recursos“.

Neste ponto, saiba que não importa se você ganha muito ou pouco dinheiro.
Então, o que é importante na educação financeira? Bom! Muitas coisas. Dentre elas: saber organizar e planejar bem o mês, dentro de suas possibilidades financeiras.

Mesmo se você ganhar um salário mínimo, dentro de uma organização, é possível poupar dinheiro. É claro que vai ser preciso um bom trabalho, para que em longo prazo, consiga obter aquele tão sonhado bem, ou até mesmo ter uma aposentadoria tranquila.

Defina um teto de gastos para poupar dinheiro ganhando pouco

Não adianta, e você sabe muito bem disso: Não pode sair gastando sem nenhum planejamento ou sem controle de um teto. É necessário estabelecer um teto de gastos.

Essa simples tarefa, de estabelecer um teto, vai te ajudar, e muito, a manter as contas em dia. Antes de tudo, trabalhando por categoria, a assertividade em suas ações será muito alta. Você pode categorizar o que for importante para você, mas lembre-se, cada pessoa tem sua realidade.


Vou citar aqui, algumas categorias que eu acredito serem mais importantes. Porém, não fique preso. Se solte e use a sua criatividade para fazer a sua própria lista de categorias.

Categorias

  • Alimentação;
  • Moradia, ou seja, aluguel, condomínio, água, luz etc.;
  • Saúde;
  • Educação;
  • Transporte; e
  • Lazer.

O Teto

Tendo definidas as categorias, você vai trabalhar com um teto para cada uma delas. E não pode, de forma alguma, passar desse teto. Caso contrário, você terá problemas bem maiores que poupar dinheiro ganhando pouco. Se isso acontecer, na verdade, você não vai conseguir nem pagar as suas contas. E os boletos vão continuar chegando, independentemente da sua desorganização.

Um ponto importante aqui é dizer que para a saúde, em casos de urgência, é necessário ultrapassar o teto.

Tenha o Cartão de Crédito como um aliado

Se você não tem controle sobre o cartão de crédito, então, é melhor cancelar e comprar tudo no dinheiro ou por meio de PIX. Apesar disso, o cartão de crédito é um ótimo aliado para organizar as nossas finanças. A questão aqui é, de fato, saber usá-lo a nosso favor.


Portanto, a educação financeira pode ser melhorada ou atrapalhada com o uso do cartão de crédito. Então, fique atento, pois o cartão de crédito pode ser aliado ou inimigo.

Consumismo desenfreado

Do mesmo modo, o cartão de crédito, muitas vezes está associado a um consumismo desenfreado. Inclusive, aqui no Portal TargetDev, tem um artigo falando sobre isso: 6 dicas para afastar o consumismo de sua vida. Leia o artigo e fique pronto para enfrentar os desafios do dia a dia com o cartão de crédito nas mãos.

Planejamento, Organização, Direção e Controle

Quando eu cursava a faculdade, eu estudei uma disciplina que era chamada de PODC, ou seja, Planejamento, Organização Direção e Controle. E é exatamente isso que precisamos fazer com o nosso dinheiro. Digo isso porque estamos aqui para aprender a poupar dinheiro ganhando pouco, não é verdade? Para isso, a educação financeira é importante e indispensável nos dias de hoje.

Então, um bom planejamento, e a organização do que você ganha, está diretamente ligado ao que você gasta. Fique atento para direcionar o dinheiro para o que realmente for essencial. E atenção para o que não é tão essencial assim.

Por fim, faça um controle geral. Cheque e veja se o que foi planejado está sendo executado com inteligência.


Veja bem! Para você poupar dinheiro ganhando pouco, antes de comprar qualquer coisa, responda a duas perguntas simples.

Faça essas perguntas sempre

Eu realmente estou precisando disso agora? Eu tenho dinheiro para comprar isso agora?

Se a resposta para essas perguntas for “sim”. Então compre. Do contrário, volte ao planejamento para não cair na armadilha de comprar sem ter recursos. Esta é a grande premissa de qualquer pessoa organizada: Guarde primeiro e gaste depois.

O Orçamento para poupar dinheiro e ganhando pouco

Finalmente, não se esqueça de fazer um orçamento bem detalhado. Primordialmente, fazer um orçamento pessoal é a dica mais relevante para o sucesso financeiro. Muitas pessoas acreditam que só é possível resolver seus problemas financeiros, conseguindo ganhar muito dinheiro, e acabam esquecendo o orçamento pessoal.

Caso você faça parte desse grupo, entenda que equilibrar suas finanças não depende somente da quantia que você possui, e muito menos da sorte! Tudo irá depender de como você administra seu dinheiro, ou seja, o quanto você gasta, e o quanto você poupa.

Pode inclusive, fazer um orçamento por mês, semestral ou anual. Assim, você pode colocar nesse orçamento seus planos para o presente e futuro. Pode, inclusive, incluir os seus sonhos. Aqui no portal TargetDev, você lê um artigo que ensina o passo a passo para montar um orçamento doméstico.

Como você sabe, a educação financeira é importante e indispensável nos dias de hoje. Então, não se acomode; comece agora a se organizar e seja uma pessoa diferente em sua gestão financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *