Não sei se você já passou pela experiência de se perder de alguém, talvez, quando criança ou, mesmo, já adulto, em uma cidade nova.
Eu já! E lhes confesso: A sensação não é nada boa! Ao olhar em volta nada, nem ninguém, me parecia familiar, pelo contrário, tudo era estranho…
Diante disso, o que fazer?
Nessa circunstância penso que uma primeira postura é, sem sombra de dúvidas, tentar manter a calma, do contrário o que está difícil pode ficar ainda mais complicado.
Em seguida, outra possibilidade seria, talvez, buscar por alguma referência, um local por onde se tenha passado e que possa indicar o caminho de volta.
Há, ainda, uma terceira opção, ou seja, pedir ajuda.
Certamente, essa poderia ser uma boa saída, contudo é preciso cuidado, já que nem todas as informações poderiam ser dignas de crédito. É preciso perguntar para as pessoas certas, porém, como reconhecê-las?
Neste texto te convido a ampliar, um pouco, a visão buscando transportar essa realidade para nossa vida! Qualquer semelhança com a história acima, creio que não será mera coincidência!
E quando me sinto perdido na vida?
Quem nunca se sentiu meio perdido na vida, não é mesmo? Um dia, diante de duas grandes oportunidades, de repente, bate aquela dúvida na hora de escolher. E quando a escolha implica em mudanças radicais?
Tantas questões podem surgir, mas seja como for, para esses e outros momentos de nossa vida, confiável mesmo é a orientação de Deus, por meio de Sua Palavra. Ela é
“lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho” (Sl 118, 105)!
Assim, é como se ao andarmos por um caminho escuro, em nossos pés portássemos uma lâmpada e, além disso, na medida em que fôssemos dando os passos o caminho se abrisse diante de nós. Que maravilha é essa cena!
E é, justamente, desta maneira que acontece quando nos fiamos na Palavra de Deus!
É bem verdade que não temos sempre as respostas e, por isso, como pudemos ver, nos sentimos perdidos algumas vezes.
E não há problema algum nisso! Afinal de contas, não somos conhecedores de todas as coisas e errar, também, faz parte do processo de crescimento.
Deus não nos deixa confundidos
Contudo, não nos esqueçamos de que há um Deus à nossa frente que não nos deixa confundidos (Dn 3, 40c) e que, para nosso bem e cuidado, conhece, absolutamente, todas as possibilidades do caminho. Como Pai, Ele deseja nos orientar acerca do que fazer, assim como, por onde andar.
Para isso, Deus nos deixou a Sua Palavra que tem o poder de guiar a nossa vida, em cada uma de nossas escolhas! Então, por que não contar com ela?
Porém, para termos acesso a essa “orientação”, na qual poderemos confiar completamente, será preciso que nos aproximemos de Deus para ouvi-Lo.
Portanto, se você, assim como eu, muitas vezes não sabe por onde andar, mas deseja acertar no caminho da vida é hora de perguntarmos para Ele qual a melhor saída! Paremos, por um instante, neste dia, e diante de Sua Palavra clamemos por orientação.
Estejamos confiantes de que Deus não nos deixará sem resposta!