Mostrando 51 Resultado(s)
A síndrome Bornout

Síndrome de Burnout: saiba como identificar e buscar tratamento

A Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é uma realidade cada vez mais frequente no mundo do trabalho. Sendo assim, em janeiro de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a incluí-la na lista da 11ª Revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11), como um “fenômeno ocupacional”. Você já passou por essa …

Santa Teresinha

O temperamento melancólico de Santa Teresinha

O temperamento melancólico pertence a pessoas que possuem uma vida interior muito rica e profunda, mas que encontram dificuldades em se abrir para os outros.  Dessa forma, assim como nos outros temperamentos, pessoas com temperamento melancólico possuem pontos fortes e fracos, como parte intrínseca de seu ser. Por isso, vale lembrar, logo no início, que …

São Tomas de Aquino

O Temperamento Fleumático e o exemplo de São Tomás de Aquino

O temperamento fleumático é um dos temperamentos mais surpreendentes, pois, assim como a água, elemento que o representa, é capaz de viver a calmaria de um lago cristalino ou a vibração de um mar revolto. Tudo vai depender da sua motivação. Já não é novidade que o estudo dos temperamentos ajuda no autoconhecimento e nos …

Apostolo Paulo

O temperamento colérico do apóstolo Paulo

O temperamento colérico é um dos quatro temperamentos que funcionam como um norte para entendermos melhor como reagimos diante das circunstâncias da nossa vida. Conhecer o nosso temperamento e o das pessoas com as quais convivemos nos ajuda a nos relacionarmos melhor. Além disso, aprendemos o que podemos fazer para vencermos nossas limitações e defeitos, …

Temperamento Sanguíneo

Temperamento Sanguíneo – o apóstolo Pedro!

O temperamento sanguíneo, bem como os outros temperamentos, é inato ao ser humano. Embora possamos apresentar características que dizem respeito a todos os temperamentos, tem sempre um que se destaca no modo como encaramos a realidade ou reagimos diante dos acontecimentos da vida. E por falar em destaque, neste artigo daremos ênfase ao temperamento sanguíneo. …

Velhice

Envelhecimento: você quer chegar lá!?

Envelhecer faz parte do nosso processo de desenvolvimento. O envelhecimento faz parte da vida. Com certeza você já ouviu: “só não envelhece quem morre cedo”. E é assim mesmo. No entanto, muitos são aqueles que não querem enfrentar essa realidade e vivem atrás da fórmula do rejuvenescimento. Não se enquadram em sua realidade, fogem do …

Autoajuda

Os 05 Melhores Livros de Autoajuda

Autoajuda. Sim. Importante falar sobre autoajuda. E aqui vamos listar os 10 melhores livros de autoajuda. Como você deve saber. Os livros de autoajuda sempre vão figurar entre os campeões de vendas em livrarias e sites especializados. Afinal, eles têm um lugar cativo na preferência de muitas pessoas! Entenda também a importância do autoconhecimento e …

Marketing Pessoal

Marketing Pessoal

O Marketing Pessoal como ferramenta para melhorar a sua posição no mercado de trabalho. Conquiste a confiança dos clientes e das empresas. O marketing pessoal O marketing pessoal, como o próprio nome já diz, está relacionado a promover estrategicamente, a imagem pessoal de uma pessoa. Então, pode se dizer que o Marketing Pessoal, consiste na realização …

Teste de Personalidade

Teste de personalidade e a sua importância

Veja neste artigo o que é o teste de personalidade e saiba mais sobre a sua importância no seu dia a dia. A personalidade é a força motriz por trás do comportamento humano. Dessa maneira, nós comemos, dormimos e respiramos a psicologia da personalidade. Muitos estudiosos que trabalham com a ciência da personalidade, são pioneiros …

Teste de temperamento x teste de comportamento DISC

Teste de temperamento e de comportamento DISC

Oi gente! Primeiramente, já queremos lembrar que o autoconhecimento é uma marca poderosa das pessoas de alto desempenho. Sendo assim, conhecer e aplicar o Teste de temperamento e de comportamento DISC é um diferencial para os setores de RH, por exemplo. E outra, esteja certo de que empresas que buscam melhores resultados em seus negócios …

DISC uma ferramenta para entender comportamentos: Teste de comportamento DISC: dominância, influência, estabilidade e conformidade

Teste de comportamento DISC e análise de comportamento

Oi gente! No artigo de hoje você vai conhecer o Teste de comportamento DISC e se encantar com ele! Antes de mais nada saiba que ele já foi utilizado mais de 50 milhões de vezes no mundo! Além disso, ele é atualmente, uma das ferramentas de análise comportamental mais utilizadas pelos RHs. Mas, já de …

perfil de comportamento: teste rápido e prático de DISC

Teste rápido e prático de DISC

O autoconhecimento é um elemento importante para o seu desenvolvimento pessoal! Assim, para te ajudar a conhecer melhor o seu perfil comportamental, lhe apresentamos o teste rápido e prático de DISC! Você o fará em 5 minutos. Com o tema de hoje, fechamos com chave de ouro a nossa série de artigos, em que tratamos …

Temperamentos no ambiente de trabalho

Os temperamentos no ambiente de trabalho

Pessoas com temperamento Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico estão presentes em sua equipe de trabalho. Saiba como identificar e como lidar com cada um deles. Como você sabe bem, cada pessoa possui um “jeitão” de se colocar no mundo que conhecemos como atitudes e uma forma de digerir internamente o mundo, que podemos chamar de …

Temperamento Colérico Melancólico Fleumático Sanguíneo

Teste de temperamento: Conheça os 4 perfis mais comuns

Descubra neste artigo o que é o teste de temperamento e quais são os 4 perfis mais conhecidos, tudo em primeira mão! Nós geralmente absorvemos muitas informações conforme crescemos e encontramos novos ambientes, situações e indivíduos. Cada uma dessas experiências gera uma impressão em nós que altera a forma como pensamos e agimos, e é …

Gênio ou Disciplinado

Ser Gênio ou ser Disciplinado: qual você escolheria?

Se ao nascermos pudéssemos escolher entre ser gênio ou ser disciplinado, qual você escolheria? Eu, sem dúvidas, iria preferir vir ao mundo munido da autodisciplina. Quer saber por quê? Então venha comigo. Para entendermos porque eu escolheria ser disciplinado ao invés de ser um gênio, então vou começar por uma história real. William James Sidis …

comparacao

Você já sofreu com comparações?

“Todos os seus amigos já têm carteira de habilitação, aquele seu novo colega de trabalho já está batendo as metas mais altas na empresa, você é o (a) único (a) solteiro (a), no grupo de seus amigos”… E essa lista poderia seguir, indefinidamente, não é mesmo? Certamente, você se lembrou de outros exemplos, afinal quem …

intuicao

A intuição e o que seu corpo quer falar

Temos uma voz dentro de nós sempre que precisamos obter respostas. Insisto em chamar essa voz de intuição, em outras palavras, quando você não sabe o porquê de precisar fazer tais coisas ou tomar tais caminhos, mas sabe a direção que tem que ir. A Intuição é uma respostas que vem de dentro. O pressentimento …

tempo relogio

Tempo, tempo, tempo…

Como é desafiador acolher o tempo, como amigo, quando o que está em questão é o sofrimento por uma perda ou a ansiedade, frente à espera de algo, não é verdade? Assim, talvez nos questionemos: Será que o tempo me ajuda? Se sim, em que e de que forma? Embora seja uma experiência desafiadora, acredito …

aprender com o erro

Como aprender com os erros?

Ninguém gosta de errar, não é verdade? No entanto, como seres humanos que somos, invariavelmente, o errar vez ou outra fará parte de nosso dia a dia. Nem tudo conseguimos prever ou antecipar e aí pode ser que erremos ao tomar uma decisão ou fazer uma escolha. No entanto, o que deve nos mover é: …

thanks

Gratidão! Eu tenho um coração grato?

Ah, a gratidão! Começamos nosso texto já a suspirar, afinal de contas, como é bom quando somos tomados por ela, não é verdade? Muitas vezes a provocamos, noutras, porém, somos, nós, os seus alvos. Seja como for, ao atingir o nosso coração, é como se ela nos fizesse um afago na alma e, por isso, …

o que me diz a saudade

O que me diz a saudade?

Definitivamente, não estamos neste mundo para vivermos sós, mas sim, para participarmos da vida do outro e, também, permitirmos que ele faça parte da nossa. A partir dessas relações nós nos desenvolvemos e amadurecemos enquanto seres humanos. E isso é algo que vamos aprendendo e conquistando ao longo da vida. Há um trecho de uma …

aprender a conviver com o outro

A arte de conviver com o diferente

Desde tenra idade um princípio básico da vida que nos foi ensinado é que somos diferentes. E a ciência, o nosso DNA nos confirmou isso! Porém, essas diferenças não estão apenas na cor da pele, dos olhos, na estrutura capilar ou estatura, elas estão por toda parte. E, detalhe, embora muitos, ainda, pareçam não compreender, …

aproveitar bem a vida

Como aproveitar bem o momento presente

Como você tem usado o seu tempo? Tem aproveitado e feito com que ele renda? Quais frutos têm sido obtidos a partir dele? Estas perguntas bases podem nos nortear sempre para irmos analisando o caminho percorrido. A ideia não é criticar nem apresentar receitas prontas, mas sim parar para analisar e ver como aproveitar bem …

homem andando de bicicleta

Um sentido para a minha vida

Nosso texto de hoje deseja propor uma reflexão acerca do que fazemos, assim como sobre o motivo pelo qual o fazemos. Muitas vezes, por não nos determos nestas questões corremos o sério risco de seguirmos como alguém que, simplesmente, empurra a própria vida. Porém, como não desejamos ser assim, o nosso assunto de hoje será, …

aprenda a se valorizar

Aprenda a se valorizar!

Todos nós somos especiais e precisamos olhar para nós dessa forma. Somos como uma joia rara e única. E, justamente por isso, precisamos reconhecer sempre a beleza de ser quem somos e, a partir daí, fazer escolhas acertadas para o nosso dia a dia. Você reconhece o seu valor? Se não, aprenda a se valorizar! …

crescimento pessoal

Como trabalhar o meu crescimento pessoal?

Crescimento pessoal x Dores da vida: uma possível associação? Ah, como seria bom se tudo o que nos acontecesse fossem coisas felizes! Hum… Será mesmo? Será que tudo o que nossos olhos enxergam como coisas boas, o são, de fato? E, ainda, o que consideramos, unicamente, como perdas não tem nada a nos ensinar? Com …

otimismo

É possível ser otimista nos tempos atuais?

Como base para desenvolvermos o raciocínio em nosso texto de hoje tomemos o significado da palavra otimismo. De acordo com o dicionário Michaelis ela refere-se a uma “disposição, natural ou adquirida, para ver as coisas pelo bom lado e esperar sempre uma solução favorável das situações, ainda que as mais difíceis”.  Como descrito, há pessoas …

nao se cobre tanto

Não se cobre tanto!

Diante de tantos afazeres e urgências do nosso dia a dia, é entendível que nos automotivemos e busquemos sempre dar o nosso melhor. No entanto, é preciso saber colocar limites nas cobranças consigo mesmo, pois não somos e nem precisamos ser perfeitos. Entender esta verdade é essencial para que não fiquemos olhando com lupa para …

vida morna

O que esperar de uma vida morna?

Sopa morna, café morno, chá morno… E por aí vai! Eu não sei vocês, mas eu não me dou bem com coisas mornas e olha que, ainda, estamos no campo das bebidas e alimentos! Mas, e quando o que está morna é a vida? An? Vida morna? Isso é possível?  Vamos conversar um pouquinho sobre …

Autoconhecimento

Autoconhecimento: a beleza de conhecer a si mesmo

Conhecer a si mesmo, se não for o maior, está entre os maiores desafios da história da humanidade. No entanto, não podemos nos atemorizar pela dificuldade. É preciso que, dia após dia, façamos este exercício – Autoconhecimento. Para isso, podemos seguir alguns caminhos. Vem comigo! O que significa conhecer? Para chegarmos nesta resposta, é importante …

Relacionamento uma via de mao dupla

Relacionamento – uma via de mão dupla

“Quem muito se ausenta, uma hora deixa de fazer falta”, com essa frase começo a atender ao pedido de uma amiga, que me intimou (de maneira carinhosa, mas me intimou!) a escrever sobre RELACIONAMENTO. Autor Desconhecido Embora desconheça o autor(a) dessa frase, compartilho com ele(a) o que considero uma verdade; trocando em miúdos: quem não …

para onde me levam os meus pensamentos

Para onde me levam os meus pensamentos?

Tendo sempre diante dos olhos o propósito de avançarmos rumo ao autoconhecimento e, consequente, amadurecimento, compreendo que um passo importante nesse processo é realizarmos pequenos diagnósticos acerca do modo como vivemos os nossos dias. Sendo assim, enquanto seguimos em nosso propósito, que tal darmos mais esse passo? Entre estímulos e respostas Como vimos em texto …

resiliencia

Como ser resiliente nos dias atuais?

O que é ser resiliente? Esta característica comportamental tão buscada nos dias de hoje não é fácil de ser vivida, mas pode ser aprendida por todos nós. Basta praticarmos. A partir de agora, vamos ver um pouco como fazer isso. Pra começar, vejamos o que é ser resiliente? A palavra resiliência é identificada como a …

mudanca novos rumos

Um olhar sobre a mudança… Ela te assusta?

Você já se perguntou isso? Já parou para pensar no motivo pelo qual a mudança assusta tanto, às vezes? Talvez não seja esse o seu caso, já que, para algumas pessoas, além de ser algo fácil de lidar, mudar ou vivenciar novos desafios pode ser, ainda, muito agradável e almejado. Podemos pensar em uma mudança, …

saia do piloto automatico

Saia do piloto automático!

É engraçado ouvir isso não é? Parece brincadeira, mas a verdade é que, muitas vezes, estamos dessa forma, ou seja, no piloto automático. Mas o que isso significa de forma prática? Vamos descobrir? Você sabe o que é piloto automático? De forma simplificada, podemos dizer que é chamado assim um instrumento muito utilizado em navios, …

ler se relacionar viajar pecas chave para o desenvolvimento

Ler, se relacionar, viajar… Chaves para o desenvolvimento

Há tempos venho refletindo sobre a importância, para o desenvolvimento humano, de se ter e ampliar o acesso a diferentes recursos sejam eles, culturais, históricos, materiais, tecnológicos, enfim, a tipos e possibilidades diversas de conhecimento. Embora tenha ciência de que, em âmbito educacional, nossa realidade brasileira não oportunize este acesso, a todos, penso que isso …