Conheça o teste de inteligência financeira e saiba como ele funciona

Descubra neste artigo o que é o teste de inteligência financeira e saiba como ele pode te ajudar com o seu orçamento pessoal e do seu negócio!

Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

A educação financeira é essencial para ajudar você a lidar com o seu orçamento pessoal no dia a dia e com as finanças do seu negócio de maneira inteligente.

Desse modo, os testes de inteligência financeira ajudam a te mostrar o que você precisa melhorar e qual é o seu nível de conhecimento sobre finanças.

Afinal, esse tipo de conhecimento está completamente ligado à forma como você lida diariamente com as suas contas e com o seu dinheiro e que podem ser considerados uma maneira inteligente ou não.

Mas, uma coisa a gente sabe! Ninguém gosta de perder dinheiro, não é mesmo?

Pensando nisso, reunimos diversas dicas sobre como fazer o teste de inteligência financeira e sobre o que é isso.

Fique com a gente até o final deste artigo e saiba tudo sobre o assunto!

Boa leitura!

O que é inteligência financeira?

Em primeiro lugar, vamos definir o que é inteligência financeira e como ela pode te ajudar com as suas finanças.

A inteligência em assuntos de finanças deriva de uma educação financeira vivida de forma esperta, ou seja, a compreensão completa sobre assuntos financeiros.

Desse modo, esse tipo de conhecimento é adquirido por meio da leitura de livros, artigos e informações de fontes seguras sobre o assunto.

Além disso, é possível conhecer mais sobre esses conceitos através de vídeos, filmes, aulas e documentários.

Entretanto, saber sobre os conceitos financeiros, não significa que você é necessariamente inteligente, pois isso ocorre somente quando os assuntos aprendidos são colocados em prática.

Afinal, de nada adianta aprender tudo sobre finanças, mas não praticar da maneira correta.

Sendo assim, essa é a principal diferença entre educação financeira e inteligência financeira.

Portanto, para saber se você é um expert sobre o assunto, é necessário analisar como anda o seu controle financeiro.

Não se esqueça também que a inteligência financeira está diretamente ligada a sua inteligência emocional, pois o comportamento financeiro está bem mais entrelaçado ao emocional do que ao racional.

É um processo de reconhecimento das suas capacidades, necessidades e controles financeiros, deixando desejos desnecessários que podem afetar as suas finanças de lado.

Quais são as principais competências necessárias para se tornar inteligente financeiramente?

Foto de Karolina Grabowska no Pexels

Se você está se perguntando sobre como pode se tornar inteligente financeiramente, basta analisar as habilidades abaixo:

  • Reconheça as suas capacidades financeiras;
  • Registre todo o seu orçamento e os analise;
  • Proteja o seu dinheiro;
  • Melhore as suas relações financeiras;
  • Possua investimentos;
  • Foque no que deseja no futuro;
  • Sonhe e realize.

Essas são as principais habilidades requeridas de alguém que se considera inteligente financeiramente, ou seja, o controle das suas próprias finanças.

Entretanto, não se preocupe se você não se identificou com as características que citamos acima, nunca é tarde para recomeçar e aprender mais sobre o assunto.

Por isso, existe o teste de inteligência financeira, afinal, ele é uma forma de mostrar como anda o seu conhecimento sobre o assunto e o que você precisa melhorar.

O que é teste de inteligência financeira?

Existem diversos tipos de testes de inteligência financeira, mas de modo geral, eles possuem o mesmo propósito: compreender o seu nível de conhecimento sobre finanças e mostrar os seus pontos de melhoria.

Afinal, essa é uma ótima maneira de saber onde você está errando e que tipo de assunto você precisa conhecer para desenvolver mais habilidades sobre o assunto.

Entretanto, existem algumas dicas muito importantes sobre o teste de inteligência financeira. Em primeiro lugar, é muito importante que você seja honesto durante o preenchimento do questionário.

Quanto mais sincero você for com o teste, mais veracidade terá no resultado.

Essa é uma das melhores maneiras de saber como andam as suas finanças do ponto de vista da gestão financeira.

Nada melhor do que poder avaliar e analisar o seu conhecimento e criar estratégias para melhorar isso, não é mesmo?

Como funciona o teste de inteligência financeira?

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre o que é a inteligência financeira e o teste em si, vamos falar sobre como ele funciona.

Assim como citamos anteriormente, existem diversos tipos de teste, mas vamos falar sobre um em específico, o da IGF que é oferecido gratuitamente.

Desse modo, o teste possui um questionário com 21 questões alternativas, em que é necessário assinalar a resposta que você acredita ser a correta.

Além de perguntas sobre o patrimônio, também é falado sobre notícias, finanças, planejamento financeiro, receitas, gestão, etc.

Em algumas situações, as perguntas podem variar bastante, incluindo assuntos sobre os seus sonhos de investimentos para o futuro.

Após finalizar, a plataforma realiza o cálculo dos pontos e então o resultado é enviado para você.

Os resultados irão demonstrar se você precisa melhorar em alguns aspectos, se está no caminho certo ou se está de parabéns.

E a melhor parte é que caso você não esteja de parabéns, é possível seguir os conselhos da plataforma, seja uma leitura, mais vídeos ou a análise do seu orçamento novamente.

Dessa maneira, após analisar o resultado é hora de “colocar a mão na massa” e refazer o seu orçamento, criando planos financeiros para melhorar a sua saúde financeira.

Mas lembre-se, o conhecimento nunca é demais, ou seja, quanto mais você estudar sobre o assunto, maior a sua chance de ter melhores resultados financeiros!

Conclusão

Bom, neste artigo foi possível compreender o que significa a inteligência financeira e como ela pode te ajudar no controle do seu dinheiro.

Além disso, foi possível saber mais sobre como funciona o teste de inteligência financeira, aqui citamos somente um exemplo de teste, mas existem diversos.

Portanto, fique à vontade para fazer o teste que mais lhe chama a atenção!

Entretanto, busque saber um pouco mais sobre a reputação dos questionários antes de fazê-lo!

Gostou do nosso artigo sobre inteligência financeira? Aproveite e compartilhe com os seus familiares e amigos que se interessam por finanças!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *