Corpus Christi Santíssimo Sacramento

Corpus Christi, é a celebração em que solenemente a Igreja Católica Apostólica Romana, comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas.

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

O Papa Urbano IV era um arcediago de Liège e havia conhecido a Beata Cornilon. O Papa, então, percebeu uma luz sobrenatural que iluminava Juliana de Mont Cornillon e viu a sinceridade de seus apelos.

Em 11/08/1264 o Papa Urbano IV aprovou a Bula “Transiturus de mundo”, onde  prescreveu que na 5ª feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor.

Logo, São Tomás de Aquino foi encarregado pelo Papa para compor o Ofício da celebração.

O significado de Corpus Christi

Antes de mais nada, Corpus Christi, que significa “corpo de Cristo”, é uma solenidade religiosa Católica cristã que celebra a instituição da Eucaristia, um sacramento em que os fiéis comungam uma pequena partícula de Pão, que é o próprio corpo de Jesus.

Definitivamente Deus te conhece e sabe da importância da Eucaristia na sua vida.

Essa data, em suma, lembra o ato realizado por Jesus na quinta-feira santa, onde, na véspera da sua morte, quando ceou com os seus seguidores. Ao partir o pão e partilhar o vinho, Jesus disse “Tomai e comei, isto é o meu corpo. Tomai e bebei, isto é o meu sangue.”.

Muito mais que os ostensórios

A festa do Corpo de Cristo é um dia de reparação.

Reparação pela falta de fé, generalizada, em que se encontram muitos católicos, que frequentemente participando da Missa de qualquer modo, e recebendo a Comunhão como se fosse um pedacinho qualquer de pão, como sabemos, Corpus Christi e o Santíssimo Sacramento da Eucaristia.

Reparação porque, apesar de tantos milagres eucarísticos, como o de Bolsena, O milagre eucarístico com o qual se instituiu a Solenidade de Corpus Christi, em que Deus parece gritar aos nossos ouvidos a verdade de sua presença real na Eucaristia, porque nós, teimamos em não crer, não adorar, não esperar e não O amar.

A um Deus que deseja ardentemente se unir a nós, a nossa resposta tantas vezes é a frouxidão, a frieza, a indiferença.

Corpus Christi e a importância da Eucaristia

A festa de “Corpus Christi”, é um convite para uma meditação sobre o valor e a importância da Eucaristia em nossa vida. A Eucaristia, do mesmo modo, é um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu Corpo… Isto é o meu Sangue… fazei isto em memória de mim” (Mt 26,26).

Então, vemos que quem pediu que nós ao longo dos tempos e da história celebrássemos a Eucaristia foi o próprio Cristo.

A Igreja Católica cumpre este mandato até hoje, porque acredita na importância de perpetuar a presença salvadora de Jesus na história, uma vez que o texto bíblico mais evidente e claro sobre a doutrina da Eucaristia é o capítulo 6 de São João.

Todo ele é um discurso Eucarístico de Jesus que disse “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6,56). Ainda mais, a Eucaristia é a realização da promessa de Jesus que disse: “Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos”(Mt 28).

Corpus Christi e a Procissão Solene

O destaque maior neste dia é a procissão com o Santíssimo, a qual recorda a caminhada do povo de Deus, como um povo peregrino neste mundo.

Dessa forma, No Antigo Testamento o povo escolhido por Deus foi alimentado com maná, no deserto.

Por puro amor, hoje, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

A importância da Eucaristia

Santo Tomás de Aquino afirmou: “Nenhum outro sacramento é mais salutar do que a eucaristia.

Pois, nele os pecados são destruídos, então, crescem as virtudes e a alma é plenamente saciada de todos os dons espirituais.

A Eucaristia é o memorial perene da paixão de Cristo, o cumprimento perfeito das figuras da antiga aliança e o maior de todos os milagres que Cristo realizou” que a Eucaristia constitui o maior milagre realizado por Jesus neste mundo.

A celebração de Corpus Christi consta de uma Missa, procissão e adoração ao santíssimo Sacramento.

Em conclusão, Corpus Christi, corpo de Cristo, Jesus, Pão do céu e médico celeste que cura e liberta todos aqueles que o buscam. Só Ele é capaz de preencher os nossos vazios existenciais e plenificar nossa vida. Façamos parte do seu discipulado!

A vida cristã consiste em viver em Jesus Cristo, com Jesus Cristo e por Jesus Cristo neste mundo, ou seja, fazer da vida uma Eucaristia para os irmãos, como Fez o Senhor Jesus.

Que o Senhor Jesus, visibilizado pelo dom celestial da Eucaristia, abençoe nossas famílias.


Veja ainda aqui no Portal TargetDev

Nutrição e Espiritualidade… tudo a ver!
Como saber por onde andar?
Como lidar com minhas fraquezas?
Coragem, Jesus te chama para o meio!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *