Ganhos reais do planejamento para o dia a dia de trabalho

Você sabia que o planejamento pode trazer ganhos reais para a sua vida e para o seu dia a dia de trabalho? Vamos te oferecer boas razões para manter este hábito ou, então, dar início a ele caso você ainda não o pratique. Todos só temos a ganhar.

Em nosso dia a dia de trabalho, três palavras são essenciais para o bom resultado de qualquer tipo de tarefa e estão  intimamente ligadas ao Planejamento. São elas: meta, análise e implementação. Se pensássemos em um tripé, elas seriam as bases que oferecem o equilíbrio necessário para que o tripé (objetivo) se mantenha firme em pé.

Benefícios do Planejamento

O planejamento quando bem realizado e vivido traz ganhos substanciais para a nossa vida, pois vamos dia após dia aprendendo a olhar as situações ao nosso redor, aprender com elas e ver como resolvê-las tendo em vista um ideal. 

Além disso, nos ajuda a diminuir as possibilidades de erros e perdas por falta de uma análise prévia. Quantos só viram bem tarde que se tivessem parado para planejar não teriam perdido o tempo ou o dinheiro.

No ambiente de trabalho, temos diferentes objetivos/metas, seja trabalhar bem em equipe; seja alcançar bons resultados nas tarefas cotidianas; seja crescer profissionalmente, mas para alcançá-los é essencial saber planejar e fazer as escolhas certas.

Isso na prática significa que você deve olhar para o que deseja e pensar em formas de realizar, daí vem a palavra meta. 

Vejamos um exemplo prático de planejamento…

1º Passo – Identificação da meta

Imagine que o seu objetivo seja aprender a trabalhar melhor em equipe. Tendo isso em mente, é hora de dar os próximos passos para o alcance desta meta de forma concreta.

2º Passo – Momento de análise

Olhe para a sua realidade inicial e busque enxergar o que precisaria ser modificado nela para trabalhar melhor em equipe. Por exemplo, pense em seu ambiente de trabalho e veja como interage com os colegas, veja se existe algum tipo de dificuldade, como uma característica comportamental ou uma timidez exagerada. 

Todos temos diferentes temperamentos e isso nos torna únicos; no entanto, se alguma característica for exagerada pode acabar privando-o de viver boas experiências de aprendizado com o outro. 

Se seu objetivo é se integrar melhor com os colegas de trabalho e, consequentemente, trabalhar melhor em equipe, e percebeu, na fase de análise, que tem uma timidez exagerada, vai precisar aprender a controlá-la, expor-se mais e estabelecer vínculos de comunicação, até mesmo, para vender suas ideias.

3º Passo – Implementação

Neste último passo, você perceberá quais escolhas cotidianas devem ser incluídas no seu planejamento para auxiliar no exercício e caminho de autoevolução. Isto é, o que fazer de forma coordenada em seu dia a dia e que o ajudará a chegar em seu objetivo. 

Exemplos concretos para a meta que citamos acima são: dependendo do nível de timidez, procurar ajuda especializada com um psicólogo, fazer terapia para aprender a contornar a timidez. 

Se além de ser excessivamente tímido, você também identificar que tem dificuldades para falar em público, será importante também fazer cursos, ler a respeito e ir percebendo de forma concreta como lidar com esta dificuldade e se propor a vencer esta barreira.

Isso que fizemos aqui, pensando na meta de aprender a trabalhar melhor em equipe, pode ser transferido para qualquer outra realidade ou situação. Para isso, basta identificar a meta, analisar a realidade e traçar planos de forma organizada e coordenada para implementar dia após dia. 

Não é algo do dia para a noite, mas um processo de construção que se bem feito traz excelentes resultados: visão crítica, autoconhecimento, persistência, observação, disciplina e controle sobre as emoções são simplesmente alguns dos ganhos que poderíamos enumerar aqui. 

No seu dia a dia, faça este exercício. Quais são os seus objetivos? O que precisa fazer para alcançá-los? Tudo começa por planejar, traçar planos, seja você um gestor coordenando diferentes pessoas e conduzindo-as a um cumprimento de meta, seja você um profissional inserido em uma equipe e querendo trabalhar diferentes competências. 

Para fechar…

Nunca nos esqueçamos, o ato de planejar é essencial em nossas vidas. E todo vento pode ser favorável se você souber para onde quer ir, basta aprender a lidar com as diferentes situações que ocorrerem e as transformar em aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *