O gerenciamento de redes sociais não pode ser feito de qualquer jeito e nem surte efeito nas mãos de amadores.
Por isso, quando o assunto é o sucesso e crescimento da sua empresa, não dá pra ficar no “mais ou menos”, ou seja, se você não pode se especializar para realizar esse trabalho, a coisa mais certa a fazer é deixar que profissionais capacitados cuidem do gerenciamento de suas redes sociais.
Ainda não está convencido? Pois bem, dê uma chance a esse texto e depois, tire suas conclusões!
O que é o gerenciamento de redes sociais
O gerenciamento de redes sociais é um conjunto de ações que tem, por objetivo, a otimização do uso das redes sociais para um melhor relacionamento e interação com o público. Além disso, esse gerenciamento busca encontrar o equilíbrio entre atendimento ao cliente, criação de conteúdo e análise de resultados.
Em outras palavras, o gerenciamento de redes sociais é muito mais do que fazer postagens no Instagram ou Facebook! Para ser eficaz e alcançar bons resultados, precisa de muito estudo, planejamento, conteúdo de qualidade e monitoramento.
O gestor
O profissional responsável pelo gerenciamento de redes sociais é conhecido como gestor de mídias sociais ou Social Media. Cabe a ele cuidar das redes sociais dos seus clientes, utilizando estratégias de marketing digital para alcançar seus objetivos, ao mesmo tempo em que vai construindo a imagem online da marca.
Portanto, o gestor de mídias sociais realiza uma série de atividades que vão desde a definição de estratégias e campanhas para as redes sociais, passando pelo planejamento de conteúdo, cronograma de postagens, criação de campanhas pagas, até o acompanhamento das métricas e indicadores, bem como a apresentação de relatórios de performance.
Dependendo da necessidade, o gestor pode trabalhar sozinho ou ter uma equipe.
Importância do gerenciamento de redes sociais
Talvez você esteja se perguntando: “Mas será que preciso mesmo investir no gerenciamento das minhas redes sociais?” Bom, são vários os motivos pelos quais a resposta é um belo e sonoro “SIM”! E o primeiro que vou listar para você é: destaque perante a concorrência.
Isso mesmo! Você está competindo com outras empresas e elas também sabem que as redes sociais, atualmente, são ferramentas de trabalho para captar e fidelizar clientes! É preciso ter um diferencial para se destacar.
Em outras palavras, fazer um bom gerenciamento das suas redes sociais é fundamental para que a sua empresa seja a escolhida em meio a tantas outras! Já pensou nisso?
Veja outros motivos:
Canal de comunicação
As redes sociais são excelentes canais de comunicação com clientes e funcionam também para promover a marca, os produtos/serviços e os conteúdos que são disponibilizados. Mas isso só é possível fazendo um bom gerenciamento dessas redes. Caso contrário, é trabalho perdido.
Aproveitando tendências
Ao gerenciar suas redes sociais, você consegue acompanhar o seu público, entendendo suas preferências de consumo, produzindo conteúdo que seja importante para ele e aumentando as suas chances de alcançar um público ainda maior.
Visibilidade
As redes sociais têm o poder de fazer uma empresa ficar conhecida rapidamente, trazendo ótimos resultados. Porém, um gerenciamento mal feito nessas redes pode colocar tudo a perder! Por isso, tenha cuidado e busque sempre manter uma boa reputação!
Posicionamento
Vivemos em um mundo globalizado e multiplataforma e, por isso, é essencial ter um espaço na web para posicionamento da sua empresa. Dessa forma, você divulga a sua marca, se aproxima e fideliza o seu cliente.
Mensuração de resultados e revisão de estratégias
O gerenciamento de redes sociais permite mensurar os resultados de qualquer ação realizada. Além disso, devido à rapidez no feedback sobre os conteúdos, é possível testar, revisar e refinar, com agilidade, as estratégias de comunicação que foram adotadas.
Como fazer o gerenciamento de redes sociais
Como já explicado, o gerenciamento de redes sociais não é tarefa simples. Requer muito conhecimento e habilidades específicas para ser bem executado. Dessa forma, uma estratégia de sucesso não é coisa para amadores! Saiba, agora, quais as ações que vão aumentar as suas chances de crescer nas redes sociais:
Definir a buyer persona
É muito mais do que saber o público-alvo. A persona é um personagem fictício, criado com base em dados de pesquisa ou conhecimento de mercado. Em outras palavras, é um personagem que representa o cliente ideal e defini-lo lhe dará a possibilidade de criar conteúdos relevantes para surpreendê-lo e conquistá-lo.
Traçar os objetivos
Nesse sentido, é extremamente necessário traçar os objetivos da empresa nas redes sociais para pensar nas estratégias a serem utilizadas. Esses objetivos, portanto, devem estar bem claros. Pode ser divulgar a marca, se tornar um canal de comunicação, criar uma comunidade fã da empresa, educar através de conteúdo e vender, por exemplo. Entretanto, seja quais forem os objetivos, é importante focar em um de cada vez.
Acompanhar as métricas
Analise, criteriosamente, os números alcançados para não ficar perdido e saber o que deve ser feito para melhorar ainda mais os resultados. E lembre-se, essa análise deve ser de acordo com o objetivo que se deseja alcançar.
Definir as redes sociais
Hoje em dia existem várias redes sociais e cada uma delas possui as suas peculiaridades. Por isso, a escolha sobre em quais delas sua empresa deve estar vai depender de onde está o seu público, quais os seus objetivos e qual o momento que a empresa está vivendo.
Escolher formatos de publicação nas redes sociais
São várias as maneiras de publicar nas redes sociais. Veja alguns exemplos:
- Imagens
- Vídeos
- Textos
- Links
- Carrosséis
- Perguntas
- Enquetes
- Concursos
- Montagens
- Citações
- Dicas
- Histórias
- Memes
- Novidades
Pode-se afirmar, portanto, que são muitas possibilidades e não dá para fazer de qualquer jeito!
Montar um calendário editorial
Em outras palavras, faça o agendamento das postagens, com datas, horários e outros detalhes importantes.
Descobrir os melhores horários para publicar nas redes sociais
Descobrir os melhores horários para publicar é uma ação importante e a documentação das postagens, bem como a análise dos resultados podem revelar os horários que possuem maior alcance orgânico, engajamento ou qualquer outro KPI.
Monitorar e interagir com o público
Criar uma rotina de monitoramento das redes sociais é muito importante. Dessa forma, você vai estar sempre por dentro dos acontecimentos, bem como poderá acompanhar o seu desempenho. Além disso, procure interagir com o público e não deixe de responder nenhum comentário ou stories.
Fazer gerenciamento de crises em redes sociais
Se algo der errado (e isso pode acontecer), esteja preparado para lidar com a situação. Nesse sentido, em caso de reclamações, dê a devida atenção e responda prontamente. Se for o caso, reconheça o erro e já resolva logo o problema, evitando que ele se transforme em uma bola de neve e manche a reputação da sua empresa.
Portanto, monitore as citações, os comentários, as referências e as hashtags e considere treinar sua equipe para um desempenho cada vez melhor.
Dicas para gerenciamento de redes sociais
Por fim, segue, abaixo, 8 dicas para gerenciamento de redes sociais, que podem te ajudar a alcançar seus objetivos. São elas:
1 – Disponibilize conteúdos valiosos e de qualidade. Não poste qualquer coisa!
2 – Invista tempo e recursos financeiros de acordo com o retorno de cada rede social.
3 – Teste publicações em horários diferentes.
4 – Não exagere nas postagens para não ser considerado spam.
5 – Mencione pessoas que importam nas postagens e use hashtags de forma estratégica, o excesso pode ser prejudicial.
6 – Disponibilize também conteúdos sem intuito comercial, mas que sejam atrativos e promovam engajamento.
7 – Aproveite ao máximo seu conteúdo, reutilizando postagens antigas, de forma espaçada e estratégica.
8 – Aposte em abordagens leves e interativas para conquistar audiência.
Conclusão
O gerenciamento de redes sociais é assunto sério e precisa ser feito do jeito certo! Por isso, investir em especialização ou contratar profissionais capacitados para isso é a melhor forma de não perder tempo e nem dinheiro nas redes sociais.
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