Gerenciamento de redes sociais: fazendo o certo pela sua empresa

O gerenciamento de redes sociais não pode ser feito de qualquer jeito e nem surte efeito nas mãos de amadores.

Gerenciamento de Redes Sociais
Foto de Tracy Le Blanc no Pexels

Por isso, quando o assunto é o sucesso e crescimento da sua empresa, não dá pra ficar no “mais ou menos”, ou seja, se você não pode se especializar para realizar esse trabalho, a coisa mais certa a fazer é deixar que profissionais capacitados cuidem do gerenciamento de suas redes sociais.

Ainda não está convencido? Pois bem, dê uma chance a esse texto e depois, tire suas conclusões!

O que é o gerenciamento de redes sociais

O gerenciamento de redes sociais é um conjunto de ações que tem, por objetivo, a otimização do uso das redes sociais para um melhor relacionamento e interação com o público. Além disso, esse gerenciamento busca encontrar o equilíbrio entre atendimento ao cliente, criação de conteúdo e análise de resultados.

Em outras palavras, o gerenciamento de redes sociais é muito mais do que fazer postagens no Instagram ou Facebook! Para ser eficaz e alcançar bons resultados, precisa de muito estudo, planejamento, conteúdo de qualidade e monitoramento. 

O gestor

O profissional responsável pelo gerenciamento de redes sociais é conhecido como gestor de mídias sociais ou Social Media. Cabe a ele cuidar das redes sociais dos seus clientes, utilizando estratégias de marketing digital para alcançar seus objetivos, ao mesmo tempo em que vai construindo a imagem online da marca.

Portanto, o gestor de mídias sociais realiza uma série de atividades que vão desde a definição de estratégias e campanhas para as redes sociais, passando pelo planejamento de conteúdo, cronograma de postagens, criação de campanhas pagas, até o acompanhamento das métricas e indicadores, bem como a apresentação de relatórios de performance. 

Dependendo da necessidade, o gestor pode trabalhar sozinho ou ter uma equipe.

Importância do gerenciamento de redes sociais

A importância das redes sociais
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

Talvez você esteja se perguntando: “Mas será que preciso mesmo investir no gerenciamento das minhas redes sociais?” Bom, são vários os motivos pelos quais a resposta é um belo e sonoro “SIM”! E o primeiro que vou listar para você é: destaque perante a concorrência. 

Isso mesmo! Você está competindo com outras empresas e elas também sabem que as redes sociais, atualmente, são ferramentas de trabalho para captar e fidelizar clientes! É preciso ter um diferencial para se destacar.

Em outras palavras, fazer um bom gerenciamento das suas redes sociais é fundamental para que a sua empresa seja a escolhida em meio a tantas outras! Já pensou nisso?

Veja outros motivos:

Canal de comunicação

As redes sociais são excelentes canais de comunicação com clientes e funcionam também para promover a marca, os produtos/serviços e os conteúdos que são disponibilizados. Mas isso só é possível fazendo um bom gerenciamento dessas redes. Caso contrário, é trabalho perdido.

Aproveitando tendências

Ao gerenciar suas redes sociais, você consegue acompanhar o seu público, entendendo suas preferências de consumo, produzindo conteúdo que seja importante para ele e aumentando as suas chances de alcançar um público ainda maior.

Visibilidade

Branding
Foto de Cottonbro no Pexels

As redes sociais têm o poder de fazer uma empresa ficar conhecida rapidamente, trazendo ótimos resultados. Porém, um gerenciamento mal feito nessas redes pode colocar tudo a perder! Por isso, tenha cuidado e busque sempre manter uma boa reputação!

Posicionamento

Vivemos em um mundo globalizado e multiplataforma e, por isso, é essencial ter um espaço na web para posicionamento da sua empresa. Dessa forma, você divulga a sua marca, se aproxima e fideliza o seu cliente.

Mensuração de resultados e revisão de estratégias

O gerenciamento de redes sociais permite mensurar os resultados de qualquer ação realizada. Além disso, devido à rapidez no feedback sobre os conteúdos, é possível testar, revisar e refinar, com agilidade, as estratégias de comunicação que foram adotadas. 

Como fazer o gerenciamento de redes sociais

Como já explicado, o gerenciamento de redes sociais não é tarefa simples. Requer muito conhecimento e habilidades específicas para ser bem executado. Dessa forma, uma estratégia de sucesso não é coisa para amadores! Saiba, agora, quais as ações que vão aumentar as suas chances de crescer nas redes sociais:

Definir a buyer persona

É muito mais do que saber o público-alvo. A persona é um personagem fictício, criado com base em dados de pesquisa ou conhecimento de mercado. Em outras palavras, é um personagem que representa o cliente ideal e defini-lo lhe dará a possibilidade de criar conteúdos relevantes para surpreendê-lo e conquistá-lo.

Persona
Foto de Daniel Xavier no Pexels

Traçar os objetivos

Nesse sentido, é extremamente necessário traçar os objetivos da empresa nas redes sociais para pensar nas estratégias a serem utilizadas. Esses objetivos, portanto, devem estar bem claros. Pode ser divulgar a marca, se tornar um canal de comunicação, criar uma comunidade fã da empresa, educar através de conteúdo e vender, por exemplo.  Entretanto, seja quais forem os objetivos, é importante focar em um de cada vez.

Acompanhar as métricas

Analise, criteriosamente, os números alcançados para não ficar perdido e saber o que deve ser feito para melhorar ainda mais os resultados. E lembre-se, essa análise deve ser de acordo com o objetivo que se deseja alcançar.

Definir as redes sociais

Hoje em dia existem várias redes sociais e cada uma delas possui as suas peculiaridades. Por isso, a escolha sobre em quais delas sua empresa deve estar vai depender de onde está o seu público, quais os seus objetivos e qual o momento que a empresa está vivendo.

Escolher formatos de publicação nas redes sociais

São várias as maneiras de publicar nas redes sociais. Veja alguns exemplos:

  • Imagens
  • Vídeos
  • Textos
  • Links
  • Carrosséis 
  • Perguntas
  • Enquetes
  • Concursos
  • Montagens
  • Citações
  • Dicas
  • Histórias
  • Memes
  • Novidades

Pode-se afirmar, portanto, que são muitas possibilidades e não dá para fazer de qualquer jeito!

Montar um calendário editorial

Em outras palavras, faça o agendamento das postagens, com datas, horários e outros detalhes importantes.

Descobrir os melhores horários para publicar nas redes sociais

Descobrir os melhores horários para publicar é uma ação importante e a documentação das postagens, bem como a análise dos resultados podem revelar os horários que possuem maior alcance orgânico, engajamento ou qualquer outro KPI.

Monitorar e interagir com o público

Criar uma rotina de monitoramento  das redes sociais é muito importante. Dessa forma, você vai estar sempre por dentro dos acontecimentos, bem como poderá acompanhar o seu desempenho. Além disso, procure interagir com o público e não deixe de responder nenhum comentário ou stories. 

Fazer gerenciamento de crises em redes sociais

Se algo der errado (e isso pode acontecer), esteja preparado para lidar com a situação. Nesse sentido, em caso de reclamações, dê a devida atenção e responda prontamente. Se for o caso, reconheça o erro e já resolva logo o problema, evitando que ele se transforme em uma bola de neve e manche a reputação da sua empresa.

Error
Foto de George Becker no Pexels

Portanto, monitore as citações, os comentários, as referências e as hashtags e considere treinar sua equipe para um desempenho cada vez melhor.

Dicas para gerenciamento de redes sociais

Por fim, segue, abaixo, 8 dicas para gerenciamento de redes sociais, que podem te ajudar a alcançar seus objetivos. São elas: 

1 – Disponibilize conteúdos valiosos e de qualidade. Não poste qualquer coisa!

2 – Invista tempo e recursos financeiros de acordo com o retorno de cada rede social.

3 – Teste publicações em horários diferentes.

4 – Não exagere nas postagens para não ser considerado spam.

5 – Mencione pessoas que importam nas postagens e use hashtags de forma estratégica, o excesso pode ser prejudicial.

6 – Disponibilize também conteúdos sem intuito comercial, mas que sejam atrativos e promovam engajamento.

7 – Aproveite ao máximo seu conteúdo, reutilizando postagens antigas, de forma espaçada e estratégica.

8 – Aposte em abordagens leves e interativas para conquistar audiência.

Conclusão

O gerenciamento de redes sociais é assunto sério e precisa ser feito do jeito certo! Por isso, investir em especialização ou contratar profissionais capacitados para isso é a melhor forma de não perder tempo e nem dinheiro nas redes sociais.

Não sabe por onde começar? A Vision Root sabe e tem expertise para te ajudar! Entre em contato e se prepare para alavancar a sua empresa!

Sobre Karine Iria

Mestra e Doutora em Economia Doméstica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.