Habilidades essenciais para o mercado de trabalho

O mercado de trabalho encontra- se bastante acirrado e habilidades aparentemente simples tornam-se, cada vez mais, essenciais principalmente se se tornarem competências. Você quer saber quais são as habilidades essenciais para o mercado de trabalho? Continue a leitura…

Cinco habilidades principais:

Dentre tantas habilidades, acreditamos ser importante citar aqui as seguintes:

Ser resiliente

A resiliência é a habilidade de, ainda que passar por diferentes tempestades, conseguir voltar ao seu estado normal. Termo que vem da física e que se baseia justamente na capacidade que um material tem de sofrer algum tipo de impacto e voltar à forma normal.

Saber lidar com pressões

A pressão é algo que ocorre com certa frequência no dia a dia de todos.

Se fizermos uma analogia com os alimentos, perceberemos que alguns deles, para servirem ao seu propósito de alimentar, precisarão passar por um procedimento de cozimento e em uma panela de pressão. 

A panela de pressão oferecerá ao alimento o ambiente propício para o resultado necessário. 

Saber comunicar-se

Comunicação é peça-chave para tudo na vida. Quem sabe se comunicar seja de forma verbal ou não verbal pode se sentir agradecido por isso.

Dominar as emoções

Nossas emoções são fundamentais para trazer essência para a nossa vida. No entanto, é preciso entender que o caminho certo está no equilíbrio entre razão e emoção.

Desejar aprimoramento constante

Estar constantemente em busca de aprendizado e aprimoramento é essencial para tudo, pois a acomodação é o primeiro passo para a queda em todos os âmbitos da vida.

Após termos falado destas habilidades, é importante entender algo básico.

Não basta ter a habilidade se ela não for colocada em prática.

Quando fazemos isso, ela se transforma em competência. 

Transformando habilidade em competência…

Ter a habilidade é metade do resultado. No entanto, como já dissemos, não basta ter; é preciso desenvolvê-la dia após dia. O desenvolvimento dela nos oferece longevidade em nossas carreiras profissionais.

No dia a dia profissional, enfrentamos diferentes situações e precisamos saber agir de forma correta para não nos perdermos. Este agir de forma correta está relacionado à nossa postura diante das situações. E aí é preciso olhar para as habilidades citadas e ir aprimorando.

Como exemplo, vejamos a habilidade de lidar com pressões. Ao se deparar com situações de pressão, é importante saber respirar fundo, avaliar o que você deseja e refletir como se manter íntegro em meio a elas. 

A pressão não pode te fazer perder a direção do que acredita, do seu senso de honestidade e de seus valores humanos. É essencial não deixar que a pressão te leve a fazer algo que não acredita ou que não faria em situações normais. 

No entanto, a pressão também não pode te deixar letárgico, paralisado com medo de agir. Enxergue-a como um instrumento para tirar o seu melhor. Tal qual a pressão faz com o alimento, também, pode trazer resultados benéficos se for bem vivida. Tudo pode virar aprendizado se olharmos com a perspectiva certa.

Diante das pressões, é preciso tentar manter a calma e ver como agir. Se necessário, tente se distanciar para analisar a situação de fora, com outros olhos e perceber o melhor caminho a seguir.

Da mesma forma que citamos a habilidade de saber lidar com pressões, temos também as outras que podem e devem ser trabalhadas para virar competência. 

Competência é uma habilidade aprimorada e estabelecida no dia a dia. Como fazer isso?

Passos para transformação…

1º Passo: Reconhecimento da habilidade

Olhe para si mesmo e para o modo como lida com as diferentes situações em seu dia a dia profissional. Busque identificar em você quais as habilidades que possui e verifique se a tem colocado em prática.

2º Passo: Enfrente com coragem o que surgir

Diante de contratempos ou quando as coisas não surgirem como havia planejado, saiba enfrentar com coragem. Você não precisa ter todas as respostas, mas não deve se acovardar. Vá dando passos e as respostas virão. Confie em si mesmo.

3º Passo: Conheça-se cada vez melhor

Quanto mais você se conhecer, mais fácil ficará para tentar antecipar suas próprias reações. Quem domina a si mesmo obtém a maior das vitórias. 

Quem se conhece sabe como lidar consigo mesmo. Conhece suas emoções, suas fragilidades e fortalezas. De posse deste conhecimento, fica menos complexo enfrentar pressões, ser mais resiliente e, até, comunicar-se melhor.

4º Passo: Seja constante e disciplinado

Constância e disciplina são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades. Seja persistente, perseverante no dia a dia. Se falhar, não desista. Tente de novo. Todo dia novo é uma nova chance que recebemos.

5º Passo: Tenha claro os motivos por trás de suas ações 

Entender quais são seus objetivos e por que motivo você faz o que faz é essencial. Desta forma, mesmo que as coisas fiquem difíceis e que você não tenha tão claro o caminho a ser seguido, você saberá por que é importante continuar.

Tenha diante de seus olhos o que o motiva a trabalhar, a fazer as coisas da maneira que faz. Isso será o combustível para o seu desenvolvimento profissional

Agindo assim, você não terá somente habilidades, e sim verdadeiras competências que são colocadas em prática no dia a dia. Habilidade guardada não serve pra nada. Pensemos nisso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *