Inbound Marketing: Estratégia Eficiente para Marketing Digital

Vamos falar de Marketing Digital. É claro que você sabe que Marketing Digital é o conjunto de ações na internet que as empresas ou até mesmo uma pessoa, utilizam para atingir seus objetivos de marketing.

Essas táticas são implementadas por meio de canais como SEO. Ou seja, canais de busca orgânica. Mídia paga (Canais de busca paga). E e-mail. E seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo.

Se tempos atrás ter um perfil no Instagram ou em um site, usar um e-mail corporativo e outras ferramentas e estratégias de marketing digital, poderiam ser consideradas grandes diferenciais no mercado, hoje, essas são apenas a base para o que está acontecendo.

Isso porque as coisas mudaram. Atualmente, praticamente todos as marcas e empresas, por menores que sejam, estão presentes nas redes sociais. E disputam pelo mesmo espaço.

Dessa forma, para conseguir se destacar na internet e alcançar melhores resultados para você ou para o seu cliente, é necessário fazer o uso de boas estratégias de marketing digital. Veja abaixo, que neste artigo vamos tratar do Inbound Marketing.

Marketing Digital: Inbound Marketing ou Marketing de Atração

Seth Godin

Em seu livro O Futuro Não É Mais O Mesmo, o escritor Seth Godin diz que “o marketing que funciona é aquele no qual as pessoas escolhem prestar atenção.” Sem querer, o autor já falava sobre o conceito fundamental do Inbound Marketing. Um termo que só seria inventado anos depois.

Entenda que o Inbound Marketing consiste em oferecer um conteúdo que seja útil antes de oferecer de fato o produto. Ou seja, é criar um diálogo com o cliente, antes de fechar uma negociação. E se levarmos em consideração que os hábitos de consumo mudaram e os consumidores exigem muito mais. Essa estratégia faz total sentido.

Lead

Uma grande técnica do Inbound Marketing, no mundo moderno do Marketing Digital, o é o que chamamos de LEAD. Para se ter uma ideia, segundo o relatório da DemandGen Report 95% dos consumidores preferem produtos de empresas que fornecem soluções, auxiliando-os em nas etapa antes da compra.

O sucesso do inbound marketing está no fato de que nessa estratégia o cliente é sempre o foco principal. Dessa forma, o objetivo é conquistar a atenção das pessoas e construir um relacionamento com ele por meio da produção de conteúdo. Como por exemplo, blogposts, redes sociais, e-book, checklists etc.

Todos esses materiais precisam agregar valor e ajudar o cliente de alguma forma. Tendo como base as necessidades dele. Para potencializar essa entrega, será preciso ter a sua persona e a jornada do cliente bem definidas.

Assim, por meio dessa troca de valores criam-se conexões e no final quem procura a empresa é o próprio lead. Veja abaixo uma imagem que ilustra onde fica o lead em uma estratégia de Marketing Digital e o Funil de vendas.

Segundo uma pesquisa da Hubspot, 75% das empresas B2B, B2C e ONGs adotam o Inbound Marketing como abordagem de marketing. Atenção: B2B significa Business to Business. Tradução livre significa algo como “de empresa para empresa”. B2C significa Business to Consumer ou “Negócios com o Cliente Final”.

Alcançar quem te interessa

Uma das principais premissas do inbound marketing é se afastar daquela estratégia de alcançar o maior número de pessoas possíveis. Focar no maior número de pessoas que sejam interesse do seu negócio.

Graças a internet e suas ferramentas, no lugar de criar uma propaganda que irá rodar na rádio de uma determinada cidade e alcançar as pessoas de todos os públicos, você consegue criar um conteúdo focado em pessoas com o perfil que você procura. Por exemplo: mulher, 35 anos, mãe, casada, médica e curtiu página x e y do Facebook.

Isso potencializará exponencialmente as suas ações pois você deixa de perder dinheiro produzindo conteúdos que serão inúteis para muitas pessoas. E foca 100% apenas em quem te interessa.

Além disso, com a produção de conteúdos de qualidade focados nas necessidades do seu publico, você consegue alcançar organicamente quem realmente precisa da sua solução.


Veja ainda aqui no Portal TargetDev

Ser mais produtivo no home office


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *