Indicador de desempenho: como saber se a sua estratégia está dando certo

Um indicador de desempenho, também conhecido como KPI, é uma métrica que auxilia na gestão da empresa, pois apresenta uma informação estruturada, importante e útil a se considerar na tomada de decisões.

KPI

De acordo com o SEBRAE, a falta de planejamento, bem como uma gestão ineficiente são causas comuns de fechamento de empresas. Nesse sentido, um indicador de desempenho, quando bem utilizado, é um importante aliado para manter a sua empresa de pé, independente do seu porte e do setor de atuação.

Neste artigo, você conhecerá os principais indicadores de desempenho e como eles podem ser úteis para o sucesso em seus negócios. 

Para que serve um indicador de desempenho

Um indicador de desempenho tem a função de analisar dados e confirmar se as ações estão sendo eficientes. Em outras palavras, ele permite avaliar as estratégias adotadas pela empresa, permitindo conhecer a necessidade, ou não, de mudanças.

Portanto, ao utilizar um indicador de desempenho, você não toma decisões baseadas em suposições, mas sim em informações consistentes e conforme a realidade da sua empresa.

Ele torna possível a avaliação e comparação do desempenho ao longo do tempo, bem como o progresso e o alcance dos seus objetivos.

O indicador de desempenho é muito importante!

Existem vários indicadores de desempenho e eles são muito importantes para o sucesso da sua empresa. E o motivo é simples: eles servem para mostrar pontos positivos e negativos, mensurar erros e acertos e, assim, auxiliar o trabalho dos gestores.

Além disso, um indicador de desempenho oferece informações que ajudam na hora do planejamento e possibilitam redirecionar estratégias, caso seja necessário.

Indicador de desempenho: mais vantagens

Conhecer indicadores de desempenho e utilizar bem os que atendem ao seu propósito é essencial para a sua empresa crescer. Veja mais vantagens:

Indicadores de Desempenho
  • Permite um olhar mais atento aos colaboradores da empresa, indicando medidas a serem tomadas para maior harmonia, satisfação e, consequentemente, melhor desempenho na execução do trabalho;
  • Possibilita uma avaliação constante do desempenho da empresa, analisando o alcance das metas traçadas no planejamento estratégico;
  • Proporciona maior eficácia e otimização das ações, reduzindo custos com erros de processos;
  • Permite que as metas e os resultados sejam comunicados de maneira clara e objetiva a todas as partes interessadas (funcionários, sócios, acionistas);
  • Promove tomada de decisões mais rápidas e assertivas.

Por fim, permite que pequenas, médias e grandes empresas avaliem a viabilidade de negócios, planejem próximos passos e acompanhem o desempenho para melhorar os resultados.

Exemplos de indicadores de desempenho e sua utilidade

Existem vários indicadores de desempenho e, portanto, é necessário saber quais utilizar na sua empresa. Isso vai depender das demandas atuais e dos desafios enfrentados. Lembrando, ainda, que a avaliação correta de indicadores de desempenho depende da qualidade e do controle de todas as informações da empresa.

Veja, agora, alguns exemplos de indicadores de desempenho:

1. Lucratividade

A lucratividade é um indicador de desempenho que mostra se a empresa está gerando um valor melhor do que o inicial, ajudando a evitar o endividamento em momentos de crise.

Em outras palavras, ao calcular o lucro você fica sabendo se a sua empresa está alcançando os resultados esperados e caminhando bem.

2. Produtividade

A produtividade é um indicador de desempenho que avalia o andamento das entregas. Se a produtividade da sua empresa estiver baixa, será possível identificar os motivos (colaborador desmotivado e falta de recursos, por exemplo) e agir corretamente.

3. Qualidade

Ao adotar um indicador de qualidade, você passa a compreender o que precisa melhorar para maior qualidade no resultado final. Para isso, adota-se um índice de erros aceitáveis, que deve ser monitorado.

4. Estratégia

A estratégia é um indicador de desempenho que mostra as habilidades dos gestores. Com ele é possível avaliar se as estratégias estão alcançando os resultados esperados, ou seja, permite comparar a situação atual com o que foi planejado.

5. Turnover

Um indicador turnover mede a relação entre o tempo médio de permanência de cada colaborador na empresa, ou seja, o número de admissões e demissões de funcionários em determinado período. Portanto, é um indicador de desempenho que auxilia a compreender problemas na gestão de pessoas bem como o sentimento de pertencimento dos colaboradores em relação à empresa.

6.  ROI

O Retorno Sobre Investimento (ROI) é um indicador de desempenho que mostra qual foi o retorno de uma ação específica, campanha ou estratégia, permitindo verificar quais investimentos foram eficientes e quais precisam ser revistos. 

7. Performance de marketing digital

Esse indicador permite saber quanto a sua empresa está gastando para ter um novo lead e é calculado a partir do valor investido em marketing digital. 

Indicador de desempenho e sistema de informação

Um indicador de desempenho não é algo difícil de se implementar, mas é preciso alimenta-lo com dados qualificados e suficientes para o seu cálculo. Neste sentido, ele requer um sistema de informação que forneça as informações necessárias. 

Sobre esse assunto, a Treasy trouxe uma informação interessante: para entender bem sobre indicadores de desempenho é importante saber que existe diferença entre os conceitos de dados, informações e indicadores:

  • Dados são elementos coletados, como uma Nota Fiscal de Vendas, por exemplo, e que, isoladamente, não possuem significado relevante e não tem valor algum para embasar conclusões ou respaldar decisões;
  • Informações, por sua vez, são a ordenação e organização dos dados, como o faturamento mensal, por exemplo. Elas são capazes de transmitir significado e fundamentar o conhecimento, mas precisam de um contexto e de informações complementares para serem realmente úteis;
  • Indicadores são informações manipuladas matematicamente que auxiliam a tomada de decisão de modo mais completo, quando comparado aos dados ou às informações. Como exemplo podemos citar o Faturamento por Canal, que demonstra quais são os canais de distribuição que trazem mais receita para a empresa e quais trazem menos. Com esse indicador é possível tomar a decisão sobre quais canais manter e quais canais podem ser descontinuados.

Importante ressaltar ainda que, além da enorme quantidade de indicadores que existem, é possível criar indicadores específicos para a realidade da sua empresa. Entretanto, até mesmo para saber se há essa necessidade, você precisa de um sistema de informação eficiente. 

Pensando nisso, você precisa de ajuda para desenvolver um sistema de informação para a sua empresa? Então pode contar com a Vision Root! Entre em contato com profissionais capacitados para desenvolver um sistema de informação adequado e eficiente para o seu negócio.

Conclusão

Os indicadores de desempenho são importantes para empresas de qualquer porte e sua análise requer disciplina e conhecimento das demandas. Como resultado, você será capaz de avaliar suas estratégias, mantendo ou mudando o que for necessário para alcançar o sucesso.

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Sobre Karine Iria

Mestra e Doutora em Economia Doméstica

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