Índice de Lucratividade: sua empresa está financeiramente saudável?

O índice de lucratividade é um KPI essencial para a sua empresa, pois permite saber se ela está financeiramente saudável, ou seja, se suas operações estão trazendo ganhos ou prejuízos.

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Portanto, saber calcular e interpretar o índice de lucratividade, bem como outros indicadores, é uma maneira consistente de acompanhar os resultados do seu negócio e garantir seu crescimento e consolidação.

Este artigo foi feito especialmente para você, que se preocupa com uma gestão de qualidade e quer ver a sua empresa decolar! Então, chegou a hora de saber mais sobre o índice de lucratividade.

O que é índice de lucratividade

O índice de lucratividade é uma métrica que mede a eficiência operacional de um negócio. Em outras palavras, ele demonstra, sob a forma de valor percentual, o quanto a sua empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve. A partir disso você pode, então, avaliar o seu desempenho financeiro, verificando se a receita obtida é suficiente para arcar com todos os custos e despesas e ainda lucrar.

Nesse sentido, para calcular o índice de lucratividade, é necessário saber, por exemplo, quais são os recursos investidos em sua empresa e quanto de imposto é pago por cada produto vendido ou serviço prestado. Ou seja, tudo precisa ser contabilizado, corretamente, para que o cálculo do índice de lucratividade seja correto e seus resultados sejam analisados adequadamente.

Lucratividade e rentabilidade

Além do índice de lucratividade, o índice de rentabilidade também é importante para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa. No entanto, apesar dos dois estarem relacionados ao lucro líquido, eles partem de perspectivas diferentes e revelam situações distintas. Portanto, não podem ser confundidos.

Assim, enquanto o índice de lucratividade aponta o ganho de uma empresa em relação às atividades que desenvolveu (venda de produtos ou prestação de serviços), a rentabilidade indica o retorno financeiro que um investimento inicial (ou projetos e ativos) pode proporcionar para o negócio.

Desta forma, entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade é essencial para saber, por exemplo, que um negócio pode ser rentável, mas não lucrativo. Ou seja, ele pode ter um retorno positivo em relação ao investimento, mas os custos podem ser muito altos.

Nesse sentido, o contrário também pode acontecer de modo que um negócio pode não ser muito rentável no começo, mas ser bastante lucrativo e trazer um retorno para o investimento, ao longo do tempo.

Diante disso, o importante é conhecer esses índices, diferenciá-los e avaliá-los no negócio.

E qual seria a situação ideal?

Bom, a situação ideal seria um equilíbrio entre o índice de lucratividade e o de rentabilidade, de modo que a empresa consiga cobrir seus custos, gerar lucro e dar um bom retorno em relação ao investimento realizado. 

Para que serve o índice de lucratividade

O índice de lucratividade serve para verificar se a receita obtida com a venda de produtos ou serviços é suficiente para pagar os custos e as despesas e ainda sobrar algo. Nesse sentido, ele serve, então, para avaliar se a estratégia adotada está seguindo o caminho certo, gerando ganhos para a empresa ou se, pelo contrário, está trazendo prejuízos.

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Portanto, como o próprio título deste artigo sugere, o índice de lucratividade é capaz de mostrar se a sua empresa está financeiramente saudável. 

O resultado deste índice possibilita saber se as metas financeiras estão sendo atingidas, onde pode melhorar, ou ainda, se é hora de mudar de estratégia.

Importância do índice de lucratividade:

Resumidamente, pode-se afirmar, de acordo com o Blog do Agendor, que o índice de lucratividade, além de mostrar se a sua empresa está faturando adequadamente, ele também:

  • Favorece uma gestão minuciosa da parte financeira da empresa;
  • Destaca as mudanças necessárias para alcançar maior lucratividade;
  • Auxilia na tomada de decisões que causam impacto nos resultados da empresa;
  • Possibilita verificar se o resultado atual corresponde ao que foi planejado e se está de acordo com a média do mercado.

Portanto, ele possibilita que você tenha uma visão geral de sua empresa e dos projetos que possui, tornando mais fácil e seguro tomar decisões difíceis, em termos financeiros.

Como calcular o índice de lucratividade

Para calcular o índice de lucratividade da sua empresa você precisa ter em mãos a receita bruta gerada no período analisado, que pode ser mensal, bimestral, semestral ou anual, por exemplo. Você também vai precisar do lucro líquido desse mesmo período.

Com essas informações é possível calcular esse índice da seguinte forma:

Índice de Lucratividade = (Lucro líquido / Receita Bruta)*100

Esse índice pode ser calculado tanto de forma geral, abrangendo todas as áreas da empresa, quanto em projetos específicos, permitindo calcular a lucratividade de forma individualizada. Além disso, para o cálculo do índice de lucratividade, é indispensável que você tenha acesso ao faturamento da empresa e também aos custos operacionais e fiscais.

Exemplo de cálculo do índice de lucratividade 

Acompanhe esse exemplo, tirado do Blog do Agendor, para entender, na prática, como se calcula o índice de lucratividade:

Uma empresa de soluções corporativas tem como produto carro-chefe a cadeira de escritório, sendo cada uma vendida por R$ 1.200. No último ano, a empresa vendeu 600 unidades da cadeira, resultando em um faturamento de R$ 720 mil (1.200 x 600). 

Nesse mesmo período, a empresa teve custos operacionais de R$ 300 mil, resultando em um lucro bruto de R$ 420 mil. Levando em conta que nesse ano a empresa obteve um custo fiscal de R$ 180 mil, pode-se afirmar que o lucro líquido obtido foi de R$ 240 mil

Nesse caso, segue esse cálculo:

Índice de Lucratividade Anual = (240.000/720.000) x 100 = 0,33 x 100 = 33,3%.

Para saber o lucro que cada cadeira gera, basta multiplicar o valor do índice encontrado pelo valor da cadeira. Nesse exemplo, temos 1200 x 0,33 = 396. Portanto, cada cadeira vendida a R$ 1.200, gera, em média, R$ 400 de lucro.

Aprendendo a interpretar

No exemplo acima, chegamos ao seguinte resultado: índice de lucratividade anual = 33,3%.

Você sabe dizer se isso é bom ou ruim? Vamos entender então!

Um valor positivo, ou seja, maior que 1, indica lucro, pois o retorno é superior a cada real envolvido na produção do produto ou serviço. É o caso do exemplo acima. 

Pode acontecer, porém, do resultado ser igual a 1. Nesse caso, não há lucro, mas também não há prejuízo. Uma revisão de estratégia pode ser necessária nesse momento.

Entretanto, um resultado menor que 1 já é motivo de preocupação, pois indica que está havendo prejuízo e a estratégia precisa de mudanças. Pode ser uma substituição de matéria-prima, com menor custo, a alteração de regime tributário, se possível, ou então uma modificação no quadro de funcionários, por exemplo.

Conclusão

O índice de lucratividade é um KPI importante para a sua empresa. Entender o que é, saber calcular e interpretar dentro do contexto do seu negócio e levando em conta outros indicadores possibilita avaliar melhor suas estratégias e tomar decisões mais assertivas. 

Assim, podemos concluir que, quanto  maior o índice de lucratividade da sua empresa, melhor estará a sua saúde financeira.

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Sobre Karine Iria

Mestra e Doutora em Economia Doméstica

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