Nutrição e Espiritualidade… tudo a ver!

Quando pensamos em nutrição, pensamos em saúde e boa alimentação, não é verdade? Mas, o que isso tem a ver com espiritualidade? É isso que vamos conversar um pouco. Vem comigo.

Todos, com certeza, já ouviram falar sobre a importância de se alimentar bem; selecionar o que se come pode trazer benefícios incríveis para a saúde e diferentes resultados podem ser alcançados quando se tem cuidado ao alimentar-se.

Entretanto, o que quero trazer aqui é o espelhamento disso para a nossa vida espiritual. Nosso interior também precisa ser abastecido e bem abastecido no dia a dia.

Importância de selecionar os alimentos

É importante saber filtrar e fazer boas escolhas relacionadas ao que ingerimos no dia a dia.

Tudo o que está ao nosso redor pode nos influenciar se decidirmos agir como meros recebedores de tudo o que nos é oferecido.

Diante de tudo o que nos é apresentado, é importante refletir, olhar se está de acordo com o que acreditamos, com aquilo que nos fará bem, com nossos valores e, a partir daí, decidir por ingerir.

Não somos obrigados a engolir nada. Somos livres para escolher e este é o maior presente que Deus pôde nos dar um dia…a liberdade.

Se eu abro mão deste presente e passo a engolir tudo, os males começam a surgir.

Desde uma indigestão emocional até mesmo outros males provenientes da falta de vitaminas, tão essenciais para trazer vitalidade e energia para minha vida.

Como se alimentar?

#1 – Não vá logo ingerindo qualquer coisa

Receba e gaste um pouco de tempo analisando se aquilo te fará bem.

É um programa de TV? É uma mensagem que você recebeu?

Um livro, uma conversa informal ou algo similar? Uma convivência?

Pense um pouco…o que isso está gerando em você?

Você fica bem após esta experiência? Quais frutos estão sendo gerados em si mesmo?

Esta infinidade de perguntas é um exemplo do que devemos sempre fazer em nosso dia a dia. É importante refletir antes e ao longo de cada processo.

#2 – Busque os nutrientes necessários

Da mesma forma que na nutrição de nosso corpo, ingerimos alimentos que trazem energia, força, renovação celular e outros benefícios, na espiritualidade também é assim.

É importante olhar para aquilo que pode trazer saúde para nossa vida espiritual.

É importante dedicar tempo para conversar com Deus, fazer orações pessoais, ouvir pregações de padres ou outras pessoas que você gosta. Por meio de pequenos alimentos assim, vamos mantendo a saúde do nosso espírito.

#3 – Crie rotina

É essencial ter horários reservados e tempos estipulados para as necessidades.

Quando criamos pequenos momentos e os destinamos para alimentação, todo o nosso organismo se acostuma.

Na nossa vida espiritual, não é diferente. É importante criar momentos para esta alimentação. Mesmo na correria do dia a dia podemos reservar alguns momentos para falar com Deus, ouvi-lo e buscar sua orientação.

#4 – Saiba abrir mão

Precisamos ter a coragem de abrir mão daquilo que nos faz mal. Como falamos um pouco antes, nem tudo deve ser ingerido, nem tudo faz bem; mas, às vezes, estamos tão viciados que nem queremos abrir mão.

Isso ocorre com doces, álcool, produtos industrializados e por aí vai.

Percebeu como esta associação também pode ser feita para a vida espiritual? Tudo o que é em excesso nos prejudica. Exemplo disso são os vícios, que podem roubar o nosso tempo e quando vamos ver já perdemos um momento precioso.

É importante saber distribuir bem os horários para fazer de tudo um pouco.

Assim, todas as coisas vão sendo vividas. Se perceber que está gastando tempo demais com algo, avalie como está o andamento de todas as demais.

Para fechar…

É importante entender que somos únicos.

Não é por que algo funciona para o outro que necessariamente vai funcionar para você.

É essencial olhar para as suas particularidades e necessidades.

Olhe para si mesmo e tenha coragem de lutar por aquilo que é importante para você, por aquilo que vai trazer saúde para seu corpo, para suas emoções e para o seu espírito…e viva um dia de cada vez! A sua saúde em todos os sentidos agradece.

1 comentário em “Nutrição e Espiritualidade… tudo a ver!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *