O Temperamento Sanguíneo

Antes de falarmos, propriamente, do temperamento Sanguíneo gostaria de lembrar que nenhuma pessoa é padrão de um único temperamento, embora haja um ou dois que se destaquem.

O Sanguíneo, quem é ele?

Essa lembrança é, sumamente, importante para que não nos alegremos ou entristeçamos, plenamente, ao nos depararmos com um temperamento com o qual nos identifiquemos.

Pois bem, dito isso, iniciemos com algumas características deste belo temperamento e que nos ajudarão a melhor compreendê-lo.

Duas de suas grandes marcas encontram-se no fato de que em seus relacionamentos, diante de alguma situação conflituosa, ou mesmo em tempos felizes a pessoa com o temperamento Sanguíneo, preponderante, se excita facilmente, ou seja, as emoções brotam nela com facilidade, além de responder, também, rapidamente a esses estímulos.

Seus sentimentos e não seus pensamentos ponderados tem ação vital em suas decisões, sendo bastante evidente nela aquela expressão: “ter a emoção à flor da pele”.

Forças do Temperamento Sanguíneo

Como veremos em todos os outros três tipos de temperamento o Sanguíneo traz em si algumas forças, mas também fraquezas que lhes são correspondentes.

Assim, como as forças podem somar a seu favor, suas fraquezas podem colocá-lo, muitas vezes, em grandes dificuldades. Vamos conhecer um pouquinho sobre isso!

Pensando, inicialmente, em suas forças podemos dizer que o Sanguíneo possui uma belíssima curiosidade pelas coisas que lhe cercam, tendo com isso, bastante facilidade para viver o presente; o que, diga-se de passagem, em tempos como estes (mas não só), trata-se de uma grande dádiva, não é verdade?

Ele é otimista diante do que vive, sabendo contagiar a todos que estão a sua volta.

Por exemplo, é uma alegria ter um Sanguíneo em uma festa, já que ele é a própria festa! Além disso, ele possui uma afeição genuína em relação às pessoas, um coração terno e sensível às necessidades do próximo.

O Sanguíneo é, portanto, uma pessoa extremamente cordial, comunicativa, alegre, entusiasta, contador de histórias, gosta de gente, enfim, é receptivo por natureza.

Fraquezas do Temperamento Sanguíneo

Mas, como eu costumo dizer: “nem tudo são flores” e assim é, também, em nossa vida, já que não somos feitos, apenas, de forças, mas também de fraquezas.

Então, você que já estava aí a se identificar com o Sanguíneo e dizendo: “Sou eu, totalmente”, por favor, não vá embora ao conhecer, agora, as fraquezas deste temperamento.

Respire fundo, tenha coragem e fique aqui comigo!

Como apontei, anteriormente, todos os tipos de temperamento possuem forças e fraquezas que lhes são correspondentes e no caso do Sanguíneo algumas de suas fraquezas são:

  • Emocionalmente instável;
  • Vive atrasado e sempre arruma mais coisas para fazer do que poderia.
  • Em função disso, ao final do dia, pode perceber que fez muito pouco, embora tenha corrido demais.

Outro aspecto que lhe é marcante é o fato de falar sem pensar, dada a sua impulsividade. Quando menos se espera já falou! Isso em seus relacionamentos pode ser um desafio!

É, ainda, indisciplinado, desorganizado e com dificuldade em ter foco. Mas, calma, essas suas fraquezas podem ser amenizadas à medida que suas forças crescem.

Sanguíneo

Após terem sido feitas as devidas apresentações deste nosso primeiro tipo de temperamento gostaria de te convidar a seguir na leitura dos próximos textos, em que daremos sequência às apresentações.

Quem será o próximo temperamento a estar sob as luzes?

Enquanto aguarda, que tal compartilhar estes dois primeiros textos com os amigos, especialmente, os Sanguíneos e propor aquela Live para juntos conversarem sobre suas forças e fraquezas?

Assim, seguimos na busca do autoconhecimento e, com isso, na melhora de nossos relacionamentos. Fica a dica!

Além disso, aproveite para fazer um teste de temperamento e descubra se você é sanguíneo, colérico, melancólico ou fleumático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *