OKR Objetivos e resultados chave

A definição de OKR é do inglês (Objectives and Key Results) e por isso, “Objetivos e resultados chave”. É uma ferramenta de metas colaborativa usada por equipes e indivíduos para definir metas desafiadoras e ambiciosas com resultados mensuráveis.

Antes de tudo, OKR são como você rastreia o progresso, cria alinhamento e incentiva o envolvimento em torno de metas mensuráveis.

Quer se trate de operações de escritório, engenharia de software, organizações sem fins lucrativos ou mais, os OKR funcionam da mesma forma para definir metas em vários níveis da empresa. Nesse sentido, eles também podem trabalhar para objetivos pessoais e podem até mesmo ser usados por indivíduos para fazer as coisas em lugares onde a liderança sênior não os usa.

O que é um objetivo em OKR

Um objetivo OKR é simplesmente o que deve ser alcançado, nem mais nem menos. Por definição, os objetivos OKR são significativos, concretos, orientados para a ação e idealmente inspiradores. Além disso, quando adequadamente projetados e implantados, eles são uma vacina contra o pensamento difuso, bem como, a execução difusa.

Um objetivo é a descrição de algo que você gostaria de alcançar no futuro. Agora um objetivo define a direção – como um destino em um mapa. Por outro lado, os objetivos não devem ser técnicos e não devem conter uma métrica, para que todos saibam para onde ir.

O que são Resultados Chave em OKR

Seja como for, o Resultado Chave, ou Key Results (KRs), avalia e monitora como chegamos ao objetivo. Os KRs eficazes são específicos e limitados no tempo, agressivos, mas realistas. Acima de tudo, eles são mensuráveis e verificáveis. Você atende aos requisitos de um resultado chave ou não; não dá para “ficar em cima do muro“, não há espaço para dúvidas. No final do período designado, normalmente um trimestre, fazemos uma verificação regular e classificamos os principais resultados como cumpridos ou não.

Um Resultado Chave é um resultado mensurável necessário para atingir o objetivo. Ele contém uma métrica com um valor inicial e de destino. Os resultados principais medem o progresso em direção ao objetivo – como uma placa de sinalização que mostra o quão perto você está do seu objetivo.

Um OKR consiste em um Objetivo, que lhe diz para onde ir, e vários Resultados Chave , que são os resultados que você precisa alcançar para chegar ao seu Objetivo. 

Iniciativas dentro do OKR

Iniciativas são todos os projetos e tarefas que o ajudarão a alcançar seus resultados chave.

A estrutura inclui uma série de regras que ajudam os funcionários a priorizar, alinhar e medir o resultado de seus esforços. OKR ajuda as empresas a preencher a lacuna entre estratégia e execução e passar de uma abordagem de trabalho baseada em resultados para uma abordagem baseada em resultados.

O que é uma iniciativa?

Iniciativas são todos os projetos e tarefas que o ajudarão a alcançar um Resultado Chave em um OKR. Imagine que sua organização seja um carro. O objetivo é o seu destino, os resultados principais mostram se você está indo na direção certa e as iniciativas são o que você fará para colocar o carro em movimento.

Objetivo: Para onde eu quero ir?

Um objetivo descreve para onde você deseja ir e define uma direção clara. Pense nisso como um ponto no mapa, um destino como Belo Horizonte – MG.

Resultado Chave: “Como posso saber se estou chegando lá?”

Um resultado chave mostra como você está progredindo em direção ao seu objetivo. Pense nisso como uma placa de sinalização com um marcador de distância.

Iniciativa: “O que farei para chegar lá?”

Uma iniciativa descreve o que você fará para alcançar seus resultados-chave. Pense nisso como uma descrição do que você fará para chegar ao seu destino.

Exemplos de OKR Objetivos e resultados chave

A cidade de Viçosa-MG, recentemente definiu este objetivo: “alcançar a sustentabilidade fiscal”.

A sustentabilidade fiscal é uma grande meta para qualquer governo, local ou não, mas deve ser mensurável. É por isso que Viçosa-MG está usando objetivos e resultados-chave, neste exemplo hipotético.

Quando escrito, junto com seus principais resultados, o OKR de Viçosa-MG tem a seguinte aparência:


O – Alcance a sustentabilidade fiscal. (Objetivo)

KR1 – Alcance a sustentabilidade fiscal – (Resultado Chave 01)

KR2 – Reduzir custos operacionais em 20% – (Resultado Chave 02)

KR3 – Reduzir custos em contratação em 10% – (Resultado Chave 03)


Os benefícios do OKR Objetivos e resultados chave

Primordialmente, ao comparar grupos de funcionários que usaram OKR com aqueles que não o fizeram, aqueles que o usaram se mostraram muito mais eficazes em seus trabalhos, resultando em melhor desempenho e aumento nas vendas. Na verdade, o grupo que não usou o OKR pedem ativamente para se envolver no processo em ciclos futuros. 

Em primeiro lugar, o maior impacto do uso de OKR na maioria das organizações sem gerenciamento de metas já implementado é uma mudança cultural de produção para resultados.

Em suma, OKR cria foco, responsabilidade, transparência e alinhamento dentro de uma organização. Nesse sentido, o resultado de tudo isso é um aumento no desempenho e no engajamento dos funcionários.

Alinhamento estratégico

Sob o mesmo ponto de vista, OKR ajuda os gerentes e funcionários a alinharem todos os seus esforços, garantindo que todos na organização estejam se movendo na mesma direção.

Funcionários engajados

OKR ajuda a se concentrar apenas no que é mais importante, priorizando apenas o trabalho que tem o maior impacto nos negócios.

As pessoas alcançam resultados notáveis ​​quando estão empenhadas em um propósito. OKR ajuda a comunicar o quadro geral de uma forma que todos entendam. Aproveite para ler o artigo especial sobre comunicação aqui no Portal TargetDev: 10 Dicas para melhorar sua comunicação no ambiente de trabalho.

Preparando para OKR Objetivos e resultados chave

Antes de começar a usar o OKR, é importante ter um entendimento claro do desafio que você deseja resolver e dos benefícios que espera que ele traga.

Para a maioria das organizações, o OKR resolve o desafio de implementar e executar a estratégia de uma forma clara para todos os funcionários, transparente e mensurável. Para ter sucesso, a implementação e o gerenciamento do OKR devem ter um “embaixador” dentro da organização. A função do “embaixador” é garantir que todos os que usarão o OKR sejam devidamente treinados, engajados e tenham ajuda e orientação contínuas quando necessário.

Definitivamente, OKR é uma estrutura, mas também é um processo de aprendizagem que muitas vezes envolve uma mudança fundamental na forma como as pessoas pensam e medem o trabalho que fazem, mudando o foco na produção para um foco nos resultados.

Encontrando a cadência OKR certa

Como resultado, os OKRs são criados em anualmente ou até mesmo para o trimestre. Isso acontece, porque os objetivos da empresa são normalmente definidos anualmente, enquanto os indivíduos e as equipes definem seus OKRs trimestralmente.

Os OKRs da empresa são puramente direcionais e, portanto, um intervalo de tempo maior faz sentido. Os OKRs da equipe são táticos e, portanto, trimestrais: os ciclos de revisão mais curtos correspondentes permitem que as organizações mudem de direção se as táticas não estiverem impulsionando o progresso em direção aos OKRs da empresa para o ano.

Criando seu objetivo final

A maioria das organizações tem trabalham com missão e visão. Em outras palavras, tanto a missão quanto a visão, são difíceis de entender e podem ser confundidas umas com as outras.

Recomendamos transformar sua missão e visão em um objetivo final. Seu objetivo final define o que é “em última instância” para sua organização. É a sua Estrela Polar à qual todos os outros objetivos se alinham.

Seu objetivo final deve apontar para um ponto a uma distância considerável no futuro; 10, 15 até 25 anos é razoável. Ter um único objetivo final dá a você o foco de que toda a sua organização precisa.

Definindo OKRs da empresa

Os OKRs da empresa definem a direção para toda a organização. Como os OKRs da empresa são direcionais, eles geralmente têm um intervalo de tempo de 1 a 3 anos. Os OKRs de sua empresa refletem as 3 ou 4 coisas que sua organização decide que deve alcançar nos próximos 12 meses.

É importante que todos em sua organização tenham a chance de dar sua opinião quando você decidir o que deseja alcançar nos próximos 12 meses. Recomendamos começar com um workshop de OKR em que todos os principais interessados ​​responsáveis ​​pela estratégia da empresa primeiro solicitem e, em seguida, reúnam a opinião dos funcionários sobre o que eles acham que as principais prioridades devem ser. 

Esta entrada pode então ser discutida em relação à estratégia existente da empresa e dividida em 3 a 5 OKRs. Isso pode ser feito usando post-its, documentos colaborativos ou até mesmo um quadro branco. O objetivo do exercício é chegar a um acordo sobre o que a organização deve ter alcançado até o início do ano seguinte.

Definindo OKRs de equipe e individuais

OKRs de equipe expressam quais táticas as equipes e indivíduos irão implementar e quais resultados eles precisarão alcançar para ajudar a organização a realizar seus objetivos de longo prazo. Todo mundo tem uma agenda lotada e coisas urgentes aparecerão constantemente, mas tudo o que está refletido em seus OKRs merece prioridade sobre todo o resto. 

É também por isso que é crucial atualizar os OKRs regularmente para ver como você está progredindo no que você concordou ser mais importante. É por isso que é tão importante sempre trazer os OKRs de sua equipe em suas reuniões semanais ou quinzenais.

Os OKRs dão a cada equipe e indivíduo um senso de direção e realização. Mas também são um motivo para dizer “Não” a coisas que estão fora do escopo dos OKRs. Se cada equipe criar seus OKRs como se fossem as únicas coisas em que trabalharão naquele trimestre, isso garantirá um programa de OKR bem-sucedido e, ao mesmo tempo, ajudará a organização a realizar sua estratégia.

Qual é a diferença entre OKRs e KPIs?

OKRs e KPIs são diferentes tipos de metas. Imagine que sua organização é um carro e você está dirigindo esse carro em direção a um destino (seu objetivo final). Seus KPIs são o que você encontrará no painel do seu carro, como o medidor de combustível e o medidor de temperatura do motor. Eles evitam o superaquecimento do motor e garantem que você não fique sem gasolina, coisas que você precisa observar constantemente. 

Os OKRs são como o seu roteiro, eles o guiarão até o seu destino. OKRs são temporários, eles mudam de tempos em tempos. Depois de passar por um ponto de referência em direção ao seu destino, você se concentrará no próximo.

Como faço para criar OKRs para algo que não é mensurável?

Quase tudo pode ser medido. Se você está lutando para encontrar os resultados chave para um objetivo, pergunte-se “Como saberei quando meu objetivo foi alcançado?

Qual é a diferença entre OKR e MBO?

OKR e MBO são estruturas de definição de metas. O OKR pode ser visto como uma extensão do MBO com foco na medição dos resultados dos objetivos usando os resultados-chave. Isso torna o OKR mais específico do que o MBO.

Qual é a diferença entre as metas OKR e SMART?

OKR e SMART são estruturas de definição de metas que têm suas raízes no MBO. A diferença entre OKR e SMART está na definição de como uma meta é construída. Com o SMART, todos os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitados no tempo. A desvantagem do SMART é que a “viabilidade” é difícil de avaliar.

Quanto tempo levará para implementar o OKR com sucesso?

Isso depende de vários fatores. Por exemplo, até que ponto a sua organização está orientada para os objetivos hoje (por exemplo, você já trabalha com KPIs)? Como suas equipes são orientadas por dados? Você tem um bom software OKR e suporte adequado ?

Em média, a implantação levará de 1 a 2 trimestres. Esses 2 trimestres são necessários para ajudá-lo a encontrar uma abordagem que funcione bem para sua organização.

Que porcentagem de progresso torna um OKR Objetivos e resultados chave um sucesso?

Isso depende se sua organização está trabalhando com metas ambiciosas ou não.

Se você trabalha com metas ampliadas, 70% de progresso é o ponto ideal, e se você está atingindo 100% de forma consistente em seus OKRs, eles não são desafiadores o suficiente.

Se você não trabalha com metas extensas, deve sempre atingir 100% de progresso em seus OKRs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *