Os que confiam no Senhor são como o monte Sião!

Você conhece o monte Sião? Sabe por que ele é usado na Palavra de Deus para simbolizar a confiança em Deus? Vamos conversar um pouco sobre isso.

O que era o Monte Sião?

De acordo com diferentes estudiosos da Bíblia, o Monte Sião era uma fortaleza, quase impossível de ser invadida, e que foi conquistada por Davi por intermédio de Deus. Possuía cerca de um quilômetro e meio de diâmetro e era toda murada, protegida de forma bem estruturada.

Em seus arredores, existiam vales íngremes e possuía um seguro abastecimento de água. Toda esta estrutura fazia com que fosse algo quase impenetrável e passou a ser então elemento de comparação, sinônimo de segurança, robustez e fortaleza.

Como está minha confiança em Deus?

Ao olhar para a expressão: “são como o monte Sião” e também para o salmo 124, 1- 2, que trata dessa verdade, somos impelidos a fazer reflexões para nossa vida; isto é, diante das diferentes situações que cada um de nós vive no dia a dia, temos agido com confiança em Deus, certos de que Ele está ao nosso lado? Ou temos caminhado de forma vacilante, como se fôssemos órfãos?

Ao refletir sobre esta palavra, você e eu somos convidados a clamar pelo socorro de Deus para que Ele mesmo fortaleça nossa confiança, que olhe para nossas estruturas, às vezes, um pouco desmanteladas, e nos ajude a nos erguer firmes e fortes.

Confiar vai além do que enxergamos, vai além do que está diante de nós, confiar é um exercício de fé interior. Uma certeza de que não estamos sós ou desamparados. Temos um Deus por nós! É como o Sol que, sabemos por conhecimento científico, que está sempre lá, pois é a fonte de luz e calor de todo o planeta Terra, nossa fonte primária de vida.

Podemos não ver o Sol, mas sabemos que ele está lá; do contrário, nem estaríamos vivos. Assim é Deus, se Ele não estivesse presente em nossas vidas nem existiríamos (ainda que alguns não acreditem, isso é um fato). Deus é a origem de tudo e de todas as coisas.

Passos para aumentar a confiança

Como tudo na vida precisa ser abastecido, não é diferente com a confiança. Precisamos constantemente recarregá-la; mas, como fazer isso? O próprio salmo 124, no seu versículo 2, nos dá pistas disso, pois diz assim: “Como Jerusalém está toda cercada de montanhas, assim o Senhor envolve seu povo, agora e para sempre“.

Então, tomando por base o que a própria Palavra nos diz, podemos visualizar aí os passos a serem dados. É preciso nos cercar de Deus, buscar sua proteção…estar constantemente em sua presença. Precisamos também aceitar este “envolver” de Deus, ou seja, tomar posse, assumir isso para a nossa vida. Diante das dificuldades ou de situações que não sabemos o que fazer ou como agir, repetir para nós mesmos: EU TENHO UM DEUS POR MIM! NÃO ESTOU SÓ!

Ao acordar, reze isso. Antes de trabalhar, reze isso. Ao fazer suas refeições, reze isso…em todos os momentos não se canse de repetir isso e buscar estar cada vez mais envolvido por Deus.

Conclusão

Diante das dificuldades do tempo presente, olhe para o passado. Veja, de quantas situações, Deus já o livrou e o colocou em segurança. Apoie-se nesta lembrança e faça dela um trampolim para vencer as lutas e batalhas do hoje.

Acredite, Deus está ao seu lado e vai levá-lo até a outra margem em segurança. Isso vai passar! Confie! Repita comigo: EU TENHO UM DEUS POR MIM! NÃO ESTOU SÓ!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *