Os temperamentos no ambiente de trabalho

Pessoas com temperamento Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico estão presentes em sua equipe de trabalho. Saiba como identificar e como lidar com cada um deles.

Como você sabe bem, cada pessoa possui um “jeitão” de se colocar no mundo que conhecemos como atitudes e uma forma de digerir internamente o mundo, que podemos chamar de temperamentos.

Um dos grandes desafios de trabalhar em equipe é conseguir alcançar e manter a harmonia e o equilíbrio entre as pessoas que trabalham juntas.

Claro que todos nós temos dias bons e dias não tão bons, mas a harmonia (ausência de conflito) pode ser facilitada se tivermos pessoas com perfis complementares trabalhando juntas.

Antes de tudo, os quatro Temperamentos tem sua origem em Hipócrates (460 a 370 a.C). Ele relacionou os quatro elementos da natureza fogo, ar, água e terra aos tipos básicos de comportamentos humanos e apresentou uma teoria que mostrava suas diferenças.

Essa teoria teve influência de Emmanuel Kant, filósofo alemão, e no início do século passado Rudolf Steiner aprofundou e ampliou estes conhecimentos.

O temperamento Colérico no ambiente de trabalho

O apessoa com o temperamento colérico é aparentemente brava; líder por natureza; exigente; cumpridora dos deveres; gosta de fazer coisas e arrasta os demais para fazerem; é prático, obstinado e muito otimista.

Do mesmo modo, sua cabeça está sempre fervilhando de ideias, projetos ou objetivos que geralmente realiza.

Todavia, o colérico é extrovertido; com olhos cativantes que irradiam o brilho e o fogo interior da personalidade.

Tem alto sendo de justiça, acolhe e pune sem dificuldade; facilidade de se expressar, convence os outros, mas tem dificuldade em ouvir. É mais ligado ao futuro do que ao passado ou ao presente.

É preciso atenção para não passar por cima dos outros e delegar tarefas difíceis. Como você sabe, as pessoas tem diferentes temperamentos no ambiente de trabalho.

O temperamento Sanguíneo no ambiente de trabalho

Da mesma forma o sanguíneo é uma pessoa amiga; calorosa; simpática; dinâmica; atrai as pessoas como se fosse um imã.

É otimista; despreocupada; generosa; adapta-se ao meio ambiente e ajusta-se aos sentimentos alheios. Gosta de estar sempre ocupada, vendo o mais rápido possível tudo o que existe à sua volta, sendo por isso bem aberto a tudo.

Os lábios parecem sempre prontos para dizer algum coisa.

A pessoa sanguínea tem dificuldade de fixar-se em um assunto, capta tudo com facilidade mas não se aprofunda.

Faz várias coisas ao mesmo tempo, tem muita iniciativa e pouca “acabativa”, não gosta de rotina e muitas vezes não sabe o que quer; empolga-se com estímulos externos e vive mais o presente.

O Fleumático

A pessoa com o temperamento fleumático predominante, é calmo, acessível e agradável, por isso trabalha bem com os outros. É eficiente; conservador; digno de confiança; com a mente sempre voltada para o lado prático das coisas; gosta de detalhes e possui calma interior.

Tem prazer na alimentação e conforto. Fala pausado, tem tendência ao conservadorismo, dificilmente se expõe. O ritmo em sua vida é algo imprescindível. Não é verdade que os temperamentos no ambiente de trabalho estão bem próximo de você?

Vive muito no presente; tem facilidade de observar tudo o que se passa a sua volta, mas não costuma reagir. Aprende devagar e acumula conhecimentos; possui ideias claras mas fixadas em conceitos conhecidos, demonstra pouca disposição para o novo. É um bom ouvinte.

O temperamento Melancólico

Não diferente, o melancólico, tem expressão séria; andar pausado; exigente consigo mesmo; é mais questionador, filósofo, planejador.

Movimenta o mundo com as ideias. Tende a ser perfeccionista; extremamente detalhista e analítico. Em geral é introvertido e raramente se expõe.

Aprofunda-se nos assuntos; leitor incansável; persistente; cumpridor dos seus deveres; é muito sensível e tende a se fechar em si mesmo como forma de proteção; é fiel nas poucas amizades e tem profunda empatia com o sentimento do outro. Para ele a vida é difícil.

É mais voltado para o passado; olhos com pouco brilho; dificuldade de aceitar outro ponto de vista; tende a ser crítico e intolerante.

Os temperamentos Colérico, Sanguíneo, Melancólico e Fleumático

Por fim, todos nós temos um temperamento predominante, um temperamento secundário e características dos outros dois, sendo que nenhum é melhor que o outro, são sempre complementares. Inclusive, aqui no TargetDev, escrevemos um artigo especialmente sobre isso, ou seja, para testar o seu temperamento, e assim consegui identificar melhor qual é o temperamento que mais predomina em você.

Considerando cada temperamento em um quadrante conforme a imagem acima, o seu temperamento predominante estará ao lado do temperamento secundário, dificilmente estará na diagonal, pois, são características quase opostas os temperamentos na diagonal.

Por exemplo: se você se considera uma pessoal colérica, possivelmente tem o outro pé na melancolia ou na sanguinidade, dificilmente será fleumático, pois são características opostas as do colérico.

Aqui entra a grande chave do autoconhecimento: reconhecer suas qualidades naturais e principalmente descobrir onde irá precisar colocar energia para desenvolver o que você não tem “de fábrica”.

O ser humano mais completo é aquele que consegue desenvolver o melhor dos quatro elementos e os usa de forma assertiva de acordo com a situação. Seguindo o exemplo acima, como desenvolver as habilidades que um fleumático tem que eu não tenho?

Em síntese, ter uma equipe equilibrada é ter representantes dos quatros elementos. Cada um irá trazer naturalmente qualidades valiosas para o bom funcionamento dos processos, relações e atingimento de objetivos, além da possibilidade de aprender com os outros as características que faltam em si.

Desta forma todos viverão em um ambiente de prosperidade, aprendizado e trocas contínuas. Promova esse intercâmbio de habilidades e seja você um dos maiores beneficiados desse processo!

Percebeu a importância de identificar os temperamentos no ambiente de trabalho? Compartilhe conosco a sua experiência. Deixe nos comentário que vamos crescer juntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *