Saiba como começar a investir: Um guia para iniciantes!

Confira neste artigo as principais dicas para começar a investir e não cometer erros de principiante no mercado financeiro.

Começar o seu caminho para um investimento bem-sucedido pode parecer árduo, mas não há necessidade de se preocupar.

Milhões de pessoas já viajaram por essa mesma estrada enquanto navegavam por altos e baixos, grandes eventos financeiros e diversas situações de risco.

Com paciência, disciplina e muita calma, você também pode adentrar neste caminho e obter muito sucesso.

Portanto, aqui estão algumas dicas que você deve ter em mente ao dar os primeiros passos para começar a investir e obter sucesso financeiro.

Boa leitura!

Comece a investir o mais cedo possível

Começar a investir quando você é jovem é uma das melhores maneiras de obter retornos sólidos sobre o seu dinheiro.

Isso é graças aos ganhos compostos, que é quando o retorno do seu investimento começa a gerar o próprio retorno.

Esse tipo de composição permite que o saldo da sua conta cresça como uma bola de neve com o tempo e que isso gere altos lucros para você.

Sendo assim, haverá altos e baixos no mercado de ações, é claro, mas investir quando se é jovem significa que você tem décadas para enfrentá-los – e décadas para que seu dinheiro cresça.

Portanto, comece agora, mesmo que você tenha que começar com pouco dinheiro. O mercado financeiro te espera.

Decida o valor ideal para você começar a investir

O valor que você deve investir depende de sua meta de investimento e de quando você precisa alcançá-la, um objetivo comum de investimento é a aposentadoria, por exemplo.

Sendo assim, se você tem uma conta de aposentadoria do seu trabalho, ou uma previdência privada, você pode pensar em opções de investimentos que possam render um pouco mais de juros.

Nós garantimos que o retorno pode ser bem melhor do que você espera.

Além disso, para outras metas de investimentos, considere o seu horizonte de tempo, a sua meta e a quantia de que você precisa.

Em seguida, trabalhe retroativamente para dividir essa quantia em investimentos mensais ou semanais.

Abra uma conta de investimento

Outra dica muito importante sobre como começar a investir, e entrar no mercado financeiro, é abrir uma conta de investimento.

Hoje em dia, existem diversas opções de contas de investimentos, inclusive com corretagem zero para quem está começando.

Além disso, você pode remover o dinheiro da sua conta de corretagem a qualquer momento, e sem nenhum tipo de burocracia.

Um equívoco comum é pensar que você precisa de muito dinheiro para abrir uma conta de investimento ou começar a investir, mas nada disso é real.

É possível abrir uma conta e começar a investir com apenas R$100, por exemplo.

Portanto, pesquise qual é a melhor opção de conta de investimento para o seu tipo de perfil de investidor e comece ainda hoje.

Descubra quais são as principais opções de investimento

Antes de tudo, é preciso entender que existem diversos tipos de investimentos.

Nós vamos apresentar a você alguns dos mais conhecidos, para que você possa compreender um pouco mais sobre como cada um funciona, mas é importante entender que é necessário avaliar o seu perfil antes de fazer a sua escolha.

Além disso, é importante saber que cada instrumento possui um certo risco.

Sendo assim, os investimentos mais populares para quem está começando, são:

Ações

Uma ação é uma participação acionária em uma única empresa. As ações também são conhecidas como stocks.

Dessa maneira, as ações são compradas pelo preço atual, que pode variar de um dígito a alguns milhares de reais, dependendo da empresa e dos eventos que podem impactá-las positivamente ou negativamente no mercado financeiro.

Portanto, recomendamos a compra de ações por meio de fundos mútuos, que detalharemos a seguir.

Fundos mútuos

Um fundo mútuo é uma mistura de investimentos agrupados.

Sendo assim, os fundos mútuos permitem que os investidores pulem o trabalho de escolher ações e títulos individuais e, em vez disso, comprem uma coleção diversa em uma transação.

A diversificação inerente dos fundos mútuos torna-os geralmente menos arriscados do que as ações individuais.

Além disso, alguns fundos mútuos são administrados por um profissional da área, mas os fundos de índice – um tipo de fundo mútuo – seguem o desempenho de um índice específico do mercado de ações, como a Bolsa de Valores.

Títulos

Um título é essencialmente um empréstimo a uma empresa ou entidade governamental, que concorda em reembolsá-lo em um determinado período de tempo.

Dessa maneira, depois do prazo acordado entre você e a instituição, o valor será devolvido com juros.

Os títulos geralmente são menos arriscados do que as ações, principalmente porque você sabe exatamente quando será pago de volta e quanto irá ganhar.

Entretanto, os títulos geram retornos de longo prazo e com valores mais baixos, portanto, devem representar apenas uma pequena parte de uma carteira de investimentos de longo prazo.

ETF – Fundos negociados na bolsa

Como um fundo mútuo, um ETF (Exchange Traded Funds) ou Fundos Negociados na Bolsa, mantém muitos investimentos individuais agrupados.

Sendo assim, a principal diferença é que os ETFs são negociados ao longo do dia como uma ação e são comprados pelo preço de uma ação.

O preço das ações de um ETF costuma ser inferior ao requisito mínimo de investimento de um fundo mútuo, o que torna os ETFs uma boa opção para novos investidores com pequenos orçamentos.

Entenda a importância de conhecer o seu perfil de investidor antes de começar a investir

Nós apresentamos para você os principais tipos de investimentos, ou seja, os mais comuns realizados pelos investidores iniciantes.

Porém, antes de tomar a sua decisão sobre qual investimento você quer iniciar, é necessário que você descubra qual é o seu perfil de investidor.

Afinal, a partir dessas informações é possível saber mais sobre a sua real situação financeira, os seus objetivos e o conhecimento que você possui sobre o assunto.

Isso deve reduzir os riscos dos seus investimentos e gerar uma maior segurança durante as suas transações financeiras.

Além de ser uma maneira de se conhecer melhor, enquanto investidor.

Portanto, essas são as nossas principais dicas sobre como começar a investir, esperamos que você entre nessa jornada financeira e obtenha muito sucesso.

Para saber mais dicas sobre o mundo financeiro, acesse este link! Aproveite e compartilhe esse artigo com os seus familiares e amigos que se interessam pelo assunto!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *