Ser mais produtivo no home office

Confira neste artigo as principais dicas para ser mais produtivo no home office e evitar a procrastinação nas suas atividades profissionais e escolares!

O home office já é uma realidade para centenas de milhares de brasileiros, mas existem diversas pessoas que ainda possuem dificuldade em se adaptar a esse tipo de trabalho.

Afinal, até os últimos anos, a principal forma de trabalho no Brasil era a presencial.

De uns tempos pra cá, o home office ganhou bastante força, principalmente devido à pandemia e os cortes de custos nas empresas.

Portanto, se você está com dificuldade para se adequar a esse novo modelo de trabalho, confira as nossas dicas e melhore a sua produtividade e gestão de tempo.

1 – Possua consciência de todas as suas responsabilidades

Em primeiro lugar, é preciso entender e possuir total consciência de todas as principais responsabilidades que a sua rotina profissional possui.

Para isso, é preciso registrar todas as principais atividades da sua rotina.

Uma boa dica para te ajudar a cumprir essa tarefa, é criar o hábito de preencher uma agenda, podendo ser eletrônica ou manual.

O importante é você conseguir visualizar todas as suas principais responsabilidades do seu dia a dia, evitando a procrastinação.

2 – Fique atento aos horários

Outra dica muito importante para ser mais produtivo no home office é ficar atento a todos os horários.

Afinal, é muito comum se perder em meio a tantas coisas para fazer e acabar esquecendo do almoço, café da tarde ou jantar.

Isso não é nada bom!

Portanto, tente ao máximo ficar atento aos principais horários das suas refeições, uma boa ideia é seguir o horário comercial, por exemplo.

Isso deve evitar que você possua muita fadiga e cansaço, além de ser eficaz para poder descansar um pouco entre uma tarefa e outra.

3 – Não esqueça de se comunicar com os seus colegas de trabalho

O isolamento gerado pelo home office pode muitas vezes causar um total distanciamento dos seus colegas de trabalho.

Isso não é nada bom, principalmente porque é com os seus colegas de serviço, que você deve esclarecer todas as suas principais dúvidas.

Portanto, mesmo que você esteja trabalhando sozinho em casa agora, não deixe de se comunicar com a sua equipe, tanto para esclarecer as dúvidas deles, como as suas.

Além disso, é uma forma de manter um mínimo de contato com outras pessoas e tornar o trabalho um pouco mais dinâmico.

4 – Crie uma rotina para ser mais produtivo no home office

Antes de tudo, é preciso entender que criar uma rotina é essencial para ser mais produtivo ao trabalhar em casa.

Afinal, é através dela que você vai organizar tudo o que você precisa fazer no seu dia a dia.

Além do mais, com o tempo, essa rotina de afazeres deve se tornar um hábito, o que torna bem mais fácil a execução das tarefas no seu cotidiano e a melhor gestão do seu tempo.

Assim como nós afirmamos anteriormente, uma agenda pode ser uma ótima ferramenta nesse tipo de situação.

Existem também alguns aplicativos de gestão de projetos como o Trello que são essenciais para esse tipo de controle.

5 – Avise sobre a sua rotina para os seus familiares

Ao trabalhar em casa, muitas vezes é necessário compartilhar o ambiente com outras pessoas e isso pode gerar problemas.

Afinal, muitas pessoas pensam que por você estar trabalhando em casa, é possível ajudar nos afazeres diários e participar de conversas paralelas.

Dessa forma, é importante que você estabeleça regras e limites na sua casa e que informe para todos qual é a sua rotina e qual será o seu momento livre.

Somente assim, as pessoas poderão respeitar e compreender que mesmo você estando em casa, não significa que você possui tempo livre no horário de trabalho.

6 – Organize um ambiente para ser mais produtivo no home office

O ideal para que a sua produção aumente, ao trabalhar em casa, é separar um local específico para executar o seu trabalho, de preferência um escritório.

Sendo assim, é importante que você separe um local que possua silêncio para que a sua concentração nas atividades seja maior.

Além disso, é preciso que o local seja o mínimo organizado, para evitar que você perca documentos e materiais importantes do seu trabalho.

Manter um ambiente organizado deve ajudar você a poupar tempo e ser mais produtivo no home office.

7 – Invista em uma internet potente

Com certeza, você já passou por alguma situação ou conhece alguém que perdeu uma reunião de trabalho por conta da conexão.

Esse tipo de situação é bem mais comum do que você imagina e deve ser evitada.

Afinal, existem pessoas que já até perderam o emprego por não conseguirem estar presentes em uma reunião ou fazerem uma apresentação final.

Não permita que isso aconteça com você, se possível, turbine a sua internet por um serviço mais potente e que não te deixe na mão em uma situação importante.

8 – Use roupas de trabalho para ser mais produtivo no home office

Muitas vezes, por trabalhar em casa, as pessoas acabam deixando de lado detalhes como usar a roupa do trabalho.

Aos poucos, hábitos como esse podem se tornar uma rotina destruidora e que deve gerar a procrastinação.

Além disso, ninguém merece ser pego de surpresa por uma reunião marcada de última hora e não poder ligar o vídeo porque não está vestido corretamente.

É importante ter em mente que mesmo estando em casa, os hábitos de vestimenta e de postura devem permanecer os mesmos.

Somente assim será possível ser mais produtivo no home office e evitar diversos problemas.

Conclusão

Bom, nesse artigo foi possível compreender um pouco mais sobre como ser produtivo no home office.

Detalhes como um ambiente calmo e agradável, organização do local, roupas corretas e o controle da sua rotina são essenciais para te ajudar a criar uma rotina eficaz, trabalhando em casa.

Portanto, caso você ainda não tenha seguido algumas das nossas dicas, comece ainda hoje e melhore a sua produtividade!

Para saber mais dicas sobre empregos e as principais tendências do mercado, acesse este link!

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