Teste de comportamento DISC e análise de comportamento

Oi gente! No artigo de hoje você vai conhecer o Teste de comportamento DISC e se encantar com ele! Antes de mais nada saiba que ele já foi utilizado mais de 50 milhões de vezes no mundo! Além disso, ele é atualmente, uma das ferramentas de análise comportamental mais utilizadas pelos RHs.

Mas, já de início queremos destacar o quanto o DISC é importante para as organizações conhecerem o perfil comportamental de seus funcionários; isso, para buscar a sinergia da equipe e maiores resultados para o negócio. Ainda mais, ele serve para avaliar as relações pessoais e a forma com que as pessoas se comportam.

Por esses e tantos outros motivos que você verá aqui, com certeza, esse teste ajudará demais em seu dia a dia!

Introdução ao teste de comportamento DISC

De antemão, saiba que o Teste de comportamento DISC é uma metodologia utilizada para avaliar e entender o comportamento das pessoas. Excelente, não é?

Com isso, é possível identificar quais são os seus perfis dominantes, ou seja, se a pessoa tem um perfil comportamental de dominância, influência, estabilidade e conformidade.

Agora, vamos ver um pouquinho da origem dos conceitos básicos do DISC. Esses conceitos são atribuídos a William Moulton Marston que publicou em 1928 o livro “As Emoções das Pessoas Normais”.

Vamos ver mais alguns detalhes: Marston era advogado e psicólogo e é o criador do detector de mentiras, ferramenta usada para elucidar crimes no mundo forense. Além disso, ele foi o criador da personagem icônica da Mulher Maravilha. Muito bacana não é não?

Há muito reconhecimento em sua história, já que a avaliação DISC como a conhecemos na atualidade foi adaptada e criada pelo Dr. Walter Vernon Clarke; pesquisador da Universidade de Harvard nos anos 70.

Por fim, o DISC é uma das principais ferramentas de avaliação de perfil comportamental, aplicada em mais de 50 milhões de pessoas no mundo. Ele vem sendo usado por RH de empresas e pessoas, com mais de 98% de assertividade e em mais de 75 países.

10 Principais benefícios do Teste de comportamento DISC

O DISC foi desenvolvido para ajudar as pessoas a se decifrarem e identificarem suas competências socio emocionais; além de prever a sua tendência comportamental. E isso é, de verdade, muito importante!

Dessa forma, o Teste de comportamento DISC é utilizado pelas empresas nos processos de contratação de funcionários; principalmente, para áreas de liderança, gestão e na própria avaliação do perfil de seus funcionários.

Igualmente, as pessoas utilizam o teste de comportamento DISC para se autoconhecer, além de melhorar a sua performance tanto em nível pessoal como profissional.

Agora, prepare-se para anotar, pois preparamos pra vc uma listinha com os 10 principais benefícios do Teste de comportamento DISC. Assim, você pode conhecê-lo ainda mais! Vamos lá?

Autoconhecimento

Você já havia pensado no quanto o autoconhecimento é importante em nossa vida?

Se não, com o DISC você entenderá melhor a sua vida pessoal e profissional, além de entender determinados comportamentos seus. Dessa maneira, o teste permitirá identificar suas potencialidades e os pontos críticos que deverão ser trabalhados.

Desenvolvimento pessoal

Por outro lado, podemos identificar os pontos a serem melhorados pelos profissionais. Afinal, todos nós precisamos melhorar em algo, certo?

No que se refere a empresas, o RH, por exemplo, pode desenvolver melhores programas de desenvolvimento individual e da equipe.

Conhecer e entender o próximo

Em seguida, se conheço o perfil comportamental das outras pessoas, posso agir melhor com elas. Isso, certamente, melhorará as suas relações interpessoais. E, com toda certeza, todos irão amar!

Melhor comunicação

Agora me diga, quem é que não deseja se comunicar melhor, não é mesmo? Pensando em sua vida profissional, o DISC facilita o processo de comunicação na equipe e logo, gera melhoria no ambiente de trabalho.

Treinamento de equipes

Ao mesmo tempo, se conheço o perfil da equipe, consigo capacitá-las para serem mais assertivas e de alto rendimento.

Dessa forma, todos acabam ganhando na empresa, certo?

Desenvolvimento de liderança e colaboradores

Conhecendo o perfil comportamental das pessoas é possível identificar aquelas com mais chance de sucesso em assumir uma liderança; além disso, ajuda a identificar que colaborador é mais adequado para determinada função.

Aprimorar o trabalho de grupo

Pensa comigo! Qual empresa não gostaria de ver seus profissionais mais produtivos no trabalho? E o próprio profissional também! Desse modo, com o DISC é possível formar times de trabalhos mais eficientes.

Direcionar talentos

A princípio, ao se conhecer o perfil comportamental de uma pessoa é possível direcioná-la para onde os seus talentos são mais adequados.

Ao agir assim, você gera melhores adaptações ao trabalho e diminui a rotatividade (turnover) dos colaboradores. Com isso, a empresa fica ainda mais integrada! No dia a dia de uma empresa isso conta demais!

Resolução de conflitos

Antes de tudo, quando conhecemos as diferenças das personalidades individuais podemos utilizar essa informação para resolução de conflitos.

Pensa só em como isso pode ser útil em ambientes de trabalho! Afinal, cada perfil tem uma visão do problema, baseado em seu perfil. E isso pode ser enriquecedor!

Melhorar o rendimento do trabalho em geral

Por fim, conhecendo-se, antecipadamente, os perfis comportamentais dos colaboradores é possível formar equipes mais eficientes.

Depois que viu a nossa listinha, saiba que você também poderá entender mais sobre o comportamento das pessoas, lendo os artigos os temperamentos no ambiente de trabalho e teste de temperamento.

Os Perfis do teste de comportamento DISC

Em síntese, o Teste de comportamento DISC identifica os 4 perfis que podem compor o comportamento humano, conforme definido por Marston e Clarke; são eles:

  • Dominância (Dominance);
  • Influência (Influence);
  • Estabilidade e (Steadiness); e
  • Conformidade (Conscientiousness).

Agora, vamos conhecer estes perfis!

Perfil comportamental Dominante

Nosso primeiro perfil tem uma frase que o identifica: “Eu sei o que eu quero!

O perfil dominante ou perfil D está associado a resolver problemas e desafios. O Perfil D é firme e objetivo, com muita força de vontade. Em contrapartida, o seu lado negativo é que, pode amedrontar os colegas de trabalho. E, então? Conhece alguém assim?

Primordialmente, as palavras-chave utilizadas pelo perfil Dominante são: resultados; determinação; exigência; desafios; eficácia; ousadia e domínio da situação.

Então, veja como identificar um alto D:

  • Decidido;
  • Insistente;
  • Competitivo; e
  • Aventureiro.

Perfil comportamental de Influência

Enquanto isso, a frase que identifica o nosso segundo perfil é: “Juntos nós somos mais fortes!

Em outras palavras, o perfil do profissional influente ou perfil I é carismático, animado e com grande poder de persuasão. Parece uma pessoa agradável de se conviver, não é mesmo?

Ainda mais, ele é interativo e se mostra interessado pelas pessoas. Mas, como nem tudo são flores, saiba que como ponto negativo, muitas vezes, ele é indisciplinado, ingênuo e desorganizado.

Em síntese, as Palavras-chave mais utilizadas pelo perfil Influência são: Entusiasmo, otimismo, equipe

Em seguida, vejamos como identificar um alto I:

  • Falador;
  • Extrovertido;
  • Inclusivo; e
  • Criativo.

Perfil de Estabilidade

Assim como os anteriores, conheça a frase que identifica o nosso terceiro perfil: “Prefiro mais tranquilidade e constância”! Pensou em alguém assim?

Primeiramente, é um profissional com um perfil mais estável, geralmente é gentil e simpático e tem dificuldade em dizer não para os outros.

Além disso, são ótimos profissionais para lidar com rotinas e padrões. Em contrapartida, tem uma postura mais crítica e uma preferência por trabalhar mais sozinho.

Em suma, as palavras-chave que identificam o perfil Estabilidade são: Padrão, calma, confiança, perguntam como…?

Assim também, saiba como identificar um alto S:

  • Paciência;
  • Persistente;
  • Confiável; e
  • Previsível.

Perfil de Conformidade

Frase que o identifica: “Prefiro as coisas do jeito certo!

Busca os detalhes das coisas, é confiável e extremamente organizado, além de ser centralizador, tendo facilidade em lidar com regras e processos. Como ponto negativo, podemos citar o exagero em análises, não gostam de ambiguidade.

Enfim, as palavras-chave mais utilizadas pelo perfil Estabilidade são: Analisar; lógica; exatidão; altos padrões.

Vamos descobrir, abaixo, como identificar um alto C:

  • Analítico;
  • Precisão;
  • Disciplina; e
  • Perfeição.

Mais características dos perfis nos teste de comportamento DISC

Agora que você conheceu as características dos perfis na avaliação DISC, já consegue me dizer qual é o seu? Seja como for, continue aqui com a gente e saiba mais sobre esse teste incrível!

Se você deseja fazer um Teste de comportamento DISC recomendamos a leitura do seguinte artigo e faça o teste proposto: Teste rápido e prático de DISC.

Fonte: blog.ocorpoexplica.com.br

Outras ferramentas pra você avaliar o seu perfil DISC, gratuitamente, são apresentadas nos sitios mydiscprofile e pactorh. Sendo assim, não perca mais tempo!

Existem muitas outras ferramentas para realizar o Teste de comportamento DISC, que vão desde as gratuitas (como as 3 apresentadas), às ferramentas pagas. Essas realizam análises mais aprofundadas e com relatórios bem mais detalhados. Muito bom, não é mesmo?

Se o seu objetivo é investir um pouco mais, saiba que elas podem ser muito úteis pra você! Além disso, o investimento em nós mesmos nunca é perdido! Então, valerá a pena!

Ah, uma dica importante é que, geralmente, uma pessoa pode ter uma composição de perfis, ou seja, havendo perfis mais dominantes e perfis menos dominantes, e por isso mesmo somos pessoas tão diferentes umas das outras. E isso é o que torna a nossa realidade tão bonita, concorda?

Principais Aplicações do teste de comportamento DISC

Agora, que tal avançar um pouco mais? São diversas as aplicações do DISC na atualidade e apresentaremos as principais a seguir, mas gostaria de ressaltar as duas principais que são:

  1. Análise pelo RH, principalmente no novo RH 4.0, onde busca-se ser assertivo na contratação de talentos para trabalhar com a equipe da empresa; ponto fundamental para contratar pessoas com perfis adequados, ou ainda na contratação para projetos específicos em que o perfil adequado gerará mais resultados;
  2. Autoconhecimento. As pessoas buscam se autoconhecer para terem uma vida mais plena, identificando profissões, pessoas pares para um melhor convívio.

A análise do perfil DISC tem-se tornado uma ferramenta tão importante para o RH 4.0 que cerca de 75% das empresas na Fortune 500 a utilizam em processos de contratação, recrutamento e seleção. E esse recurso pode ser muito importante pra você também!

Quando falamos de RH 4.0, desenvolver estratégias para trabalhar dados é crucial e o DISC fornece informações para uma gestão eficiente da equipe e de resultados.

Outras aplicações do DISC são:

Além das aplicações do DISC que vimos acima trouxemos mais algumas pra você não ter dúvidas sobre o quanto essa ferramenta pode ser eficaz em seu dia a dia.

  1. Gerenciamento;
  2. Aumento da compreensão entre os indivíduos e os grupos;
  3. Identificação das necessidades de desenvolvimento das pessoas;
  4. Análise de equipes e trabalho em equipe;
  5. Capacitação gerencial;
  6. Aumento de vendas pela equipe comercial;
  7. Melhora de performance nas diversas áreas;
  8. Planejamento e sucessão;
  9. Melhoria do processo de comunicação;
  10. Mapeamento comportamental;
  11. Relação do comportamento versus resultados alcançados;
  12. Motivação individual e da equipe;
  13. Coaching;
  14. Mentorias;
  15. Orientação e aconselhamento; e
  16. Desenvolvimento de líderes etc.

Pois bem, como você pode ver são inúmeras as possibilidades de aplicação do DISC, o que, sem sombra de dúvidas, faz dele uma ferramenta excelente!

Conhecer o perfil comportamental

Bem, chegamos ao final de nosso artigo e esperamos que você tenha gostado do conteúdo que encontrou!

Vimos aqui como o conhecimento do perfil comportamental é uma ferramenta importante para as organizações que buscam assertividade de sua equipe, principalmente na busca de maiores resultados.

Um Teste de comportamento DISC e os seus resultados têm um grande potencial de ajudar as pessoas, principalmente aquelas que precisam desenvolver trabalhos em equipe.

Após conhecer um pouco mais das possibilidade que o DISC oferece que tal aproveitar esse novo conhecimento e repassar aos seus colegas? Dessa forma, eles também poderão usufruir dele e quem sabe aplicar em seu negócio ou em sua vida particular.

Bom proveito e nos vemos no próximo artigo, certo? Ah, não se esqueça de fazer o teste gratuito de DISC proposto.

1 comentário em “Teste de comportamento DISC e análise de comportamento”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *