Teste de personalidade e a sua importância

Veja neste artigo o que é o teste de personalidade e saiba mais sobre a sua importância no seu dia a dia.

A personalidade é a força motriz por trás do comportamento humano. Dessa maneira, nós comemos, dormimos e respiramos a psicologia da personalidade.

Muitos estudiosos que trabalham com a ciência da personalidade, são pioneiros no uso de testes para melhorar o desempenho no local de trabalho, na vida pessoal e para vencer problemas.

Além disso, os testes, como por exemplo os de temperamento, ou de comportamento, avaliam todos os aspectos da personalidade: o lado positivo, o lado negativo e o interior.

Entretanto, é necessário entender que nem todos conhecem a personalidade como esses estudiosos, e é por isso que elaboramos este guia para ajudar você a desenvolver a sua experiência e compreender mais sobre o assunto.

Portanto, fique com a gente até o final deste artigo e confira todos os principais assuntos sobre o teste de personalidade.

Boa leitura!

Afinal, o que é personalidade?

Embora existam muitas definições de personalidade, nossa perspectiva sobre o assunto deriva da teoria socio analítica, que integra a teoria interpessoal com a psicologia evolutiva.

Sendo assim, a teoria socio analítica pressupõe que a natureza humana é caracteristicamente social.

As pessoas vivem sempre em grupos, que sempre têm uma hierarquia com uma estrutura de poder bem definida e um líder.

Além disso, as pessoas precisam ter um sistema de significado, como religião, filosofia ou ciência, que as ajude a dar sentido ao mundo.

Como consequência destas três coisas, as pessoas sempre terão três motivos principais: dar-se bem com os outros (ou seja, cooperação), ficar à frente dos outros (ou seja, competição), e encontrar um significado.

Dessa maneira, a personalidade é o que determina como os indivíduos trabalham para alcançar esses objetivos e até que ponto eles os alcançam.

Mais especificamente, três componentes da personalidade moldam nossas interações: identidade, reputação e habilidade social:

Identidade

É a história que contamos sobre nós mesmos – é a pessoa que você pensa que é.

Embora possa haver alguma desconfiança na forma como nós percebemos, geralmente estamos errados.

Muitas vezes temos uma ideia inflacionada do nosso próprio talento, ou podemos ser desnecessariamente duros com nós mesmos.

Reputação

A reputação, por outro lado, é o que todos pensam de nós, e se baseia em nossos comportamentos e habilidades sociais evidentes.

Sua reputação é a pessoa que as outras pessoas pensam que você é.

Por exemplo, seu sucesso no local de trabalho depende de sua reputação, e esta é a parte da personalidade em que se baseiam os melhores testes de personalidade.

Habilidade social

Esse componente se trata da sua habilidade de conviver em grupo, ou seja, com outras pessoas, seja no dia a dia, no trabalho ou em qualquer outro lugar.

Geralmente, diz respeito à forma como você lida com outros grupos e indivíduos.

Além disso, pode retratar a forma como você costuma tratar pessoas mais próximas e mais distantes.

A personalidade muda com o tempo?

Se mudanças na personalidade de alguém ocorrem, elas acontecem muito lentamente.

O comportamento individual pode mudar no dia-a-dia, mas a personalidade se refere a padrões de comportamento que vemos consistentemente ao longo do tempo.

É útil pensar na seguinte analogia sobre o clima para descrever as mudanças de personalidade. Embora não possamos prever com muita precisão o tempo diário, temos uma ideia do que é provável que aconteça. É muito mais fácil prever os padrões meteorológicos regionais e sazonais.

Como o clima diário, o comportamento pode mudar de momento para momento e de contexto para contexto, mas a personalidade é mais parecida com o clima regional e sazonal, onde leva tempo para ver a mudança.

Pense no treinamento de desenvolvimento. Você tem a reputação de se comportar de certa forma, mas através do coaching, esses comportamentos podem mudar.

Só que vai levar tempo até que outros percebam, e essas mudanças não vão se desviar muito das suas tendências naturais. A personalidade é bastante estável; ou seja, as pessoas não mudam muito quando atingem uma certa idade.

O que é um teste de personalidade?

Em primeiro lugar, um teste de personalidade é uma ferramenta usada para avaliar a personalidade humana.

Os testes e avaliações de personalidade referem-se a técnicas projetadas para medir os padrões característicos dos traços que as pessoas exibem em várias situações.

Além disso, os testes de personalidade podem ser usados para ajudar a esclarecer um diagnóstico clínico, orientar intervenções terapêuticas e ajudar a prever como as pessoas podem reagir em diferentes situações.

A personalidade é algo que avaliamos e descrevemos informalmente todos os dias.

Quando falamos de nós mesmos e dos outros, frequentemente nos referimos a características diferentes da personalidade de um indivíduo.

Dessa maneira, os psicólogos fazem a mesma coisa quando avaliam a personalidade, mas em um nível mais sistemático e científico.

Qual é a importância do teste de personalidade

Os testes de personalidade podem ser úteis por uma série de razões.

Afinal, estes testes podem ajudá-lo a aprender mais sobre si mesmo e entender melhor tanto os seus pontos fortes quanto seus pontos fracos.

E embora todos os testes de personalidade sejam diferentes, aprender que você pode estar no topo de uma característica específica pode ajudá-lo a ter uma maior percepção de seus próprios padrões de comportamento.

Por exemplo, seus resultados em um teste de personalidade podem indicar que você tem um alto índice de introversão.

Este resultado sugere que você tem que gastar energia em situações sociais, então você precisa encontrar tempo sozinho para recarregar sua energia.

Saber que você tem essa tendência pode ajudá-lo a reconhecer quando você está sendo drenado da socialização e deixar de lado os momentos sozinhos para recuperar o seu equilíbrio.

Além disso, o teste de personalidade deve te ajudar em situações como:

Acho que agora ficou mais fácil compreender o que é um teste de personalidade e para que serve, não é mesmo?

Esperamos que tenha gostado do artigo e que faça o seu teste ainda hoje!

Dúvidas? Deixe abaixo nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *