Teste de temperamento e de comportamento DISC

Oi gente! Primeiramente, já queremos lembrar que o autoconhecimento é uma marca poderosa das pessoas de alto desempenho. Sendo assim, conhecer e aplicar o Teste de temperamento e de comportamento DISC é um diferencial para os setores de RH, por exemplo.

E outra, esteja certo de que empresas que buscam melhores resultados em seus negócios podem se beneficiar e muito desses testes! Se esse é o seu caso você vai gostar muito desse artigo!

Então, fique aqui com a gente! Afinal de contas, neste artigo discutiremos melhor sobre esses dois testes. Vamos lá?

Temperamento e Comportamento Pessoal

Pra início de conversa, saiba que o Teste de temperamento e de comportamento DISC, são aplicados em mais de 75 países no mundo todo, com mais de 98% de assertividade. Isso é muito bom, não é não?

O conhecimento do temperamento e do comportamento das pessoas é fundamental, pois nos permite em muitas ocasiões evitar conflitos e otimizar os resultados obtidos com as pessoas. Não sei se você concorda comigo, mas penso que isso pode nos ajudar salvar em nosso dia a dia!

Entretanto, saiba que esse conhecimento é útil também no mundo dos negócios! Por isso mesmo é uma das principais ferramentas em uso pelos RHs das empresas; tanto para mapear o temperamento e comportamento das pessoas, no ambiente de trabalho, como para conhecer as características de novos funcionários. Muito bacana não é mesmo?

Sendo assim, entender o Temperamento e Comportamento Pessoal tem muitas vantagens para as empresas e também para as pessoas. Então, continue a sua leitura, pois aqui você vai conhecer algumas delas!

Uma das grandes vantagens está em poder entender melhor os outros, antecipar os seus comportamentos e reações em relação a determinados fatos. Show de bola, não?

E ainda mais, são diversos os casos na literatura que descrevem a melhoria dos resultados em negócios; isso se dá devido a alocação de pessoas com perfis comportamentais e de temperamento adequados aos desafios impostos pelo mercado.

Em outras palavras, ter pessoas certas nos lugares certos é garantia de sucesso nas empresas. E me diga uma coisa, qual empresa que não gostaria disso?

Portanto, conhecer o temperamento e as possibilidades de comportamento das pessoas ao nosso redor, certamente, é uma poderosa ferramenta de gestão; tanto em nível pessoal, quanto profissional! Concorda?

Todavia, os benefícios não param por aí e há ainda outros aspectos a conhecer!

Teste de temperamento

Agora, de modo prático, vamos saber um pouco mais sobre os temperamentos…

Bem, antes de mais nada, cada um de nós tem a própria individualidade, logo, temos uma forma única de enxergar o mundo e de interpretá-lo. E essa diferença está programada em nosso temperamento e comportamento; seja no individual ou no coletivo. E isso nos torna únicos!

Talvez você possa estar aí se perguntando: Mas, o que vem a ser o temperamento? Calma que te respondemos rapidinho!

De modo bem simples, podemos entender o temperamento como um conjunto de características que podem direcionar o comportamento das pessoas.

Pra você saber mais, um dos principais testes aplicados para se conhecer o temperamento das pessoas é o teste baseado nos 4 tipos de temperamentos; eles foram apresentados pelo filósofo grego Hipócrates. São eles:

  • Sanguíneo: otimista, impulsivo, expansivo, mas irritável;
  • Fleumático: preso aos hábitos, um sonhador, pacífico, sem paixões;
  • Colérico: ambicioso e explosivo, dominador, tendência a reações abruptas; e
  • Melancólico: nervoso, pessimista, rancoroso e solitário.

Agora que já te apresentamos os tipos de temperamento, dê uma olhadinha no quadro abaixo! Tente identificar as características do seu tipo de temperamento! Vamos lá? Se quiser anotar, fique à vontade ok?

Fonte: br.pinterest.com

Teste de comportamento DISC

Depois que conhecemos um pouco sobre os temperamentos, que tal vermos agora uma análise importante do comportamento humano? Bem, estamos falando é da análise comportamental DISC, desenvolvida por Marston em 1928.

Marston publicou a sua teoria no livro “As Emoções das Pessoas Normais”! Essa teoria foi aperfeiçoada por Clarke nos anos 70, o qual deu a forma que conhecemos e utilizamos na atualidade.

Assim, o comportamento humano pode ser traduzido como o conjunto de emoções associadas ao indivíduo. Em seguida, essas emoções geram reações físicas aos variados estímulos que sentimos no dia a dia.

Nesse sentido, essa resposta é conhecida como o comportamento do indivíduo, sendo única para cada ser humano. Algo muito interessante é que essas respostas podem ser similares em grupos com perfis semelhantes de comportamento.

Entretanto, fica aqui uma nota importante: apesar de similares em grupos com perfis parecidos de comportamento, as reações são únicas; afinal de contas, cada indivíduo tem experiências diferentes de vida.

Por fim, os 4 tipos de perfil comportamental definidos no DISC e suas principais características são:

  • Dominância: competitivo, objetividade e orientado para resultados
  • Influência: comunicativo, otimista, popular e facilidade para trabalhar em grupo.
  • Estabilidade: constância, paciência, amigável, capacidade para ouvir, gosta de ajudar as pessoas.
  • Conformidade: perfeccionista, analítico e detalhista.
Fonte: simcarreira.com.br

Benefícios de se utilizar o Teste de temperamento e de comportamento DISC

Frequentemente, os principais benefícios da compreensão e conhecimento do Temperamento e Comportamento das Pessoas em nosso dia a dia estão relacionados a:

  • Assertividade no encaminhamento de projetos para indivíduos e equipes;
  • Melhorar resultados da equipe e individual;
  • Desenvolvimento de liderança e colaboradores;
  • Melhorar as relações interpessoais;
  • Desenvolver a empatia;
  • O autoconhecimento pessoal e da equipe;
  • Aperfeiçoar a comunicação;
  • Prever as reações dos outros e da equipe;
  • Desenvolver uma visão sistêmica;
  • Resolução de conflitos; e
  • Melhorar o rendimento do trabalho em geral, entre outras.

Então, apesar de não ser uma ciência exata, vemos muitos benefícios práticos de empresas e indivíduos com o conhecimento do Temperamento e Comportamento das Pessoas. Isso, principalmente, quando elas possuem objetivos comuns a serem atingidos.

Conhecer as Pessoas

Agora me diga uma coisa! Não sei se você vem notando, mas o mundo em que vivemos está cada vez mais complexo!

As pessoas tem evoluído e o seu temperamento e comportamento são influenciados pelas mídias; mais recentemente pelas tecnologias de informação como a internet, mídias sociais, Youtube, Google, Kindle, celular, videogames etc.

Sendo assim, a estruturação do perfil de uma pessoa é mais influenciada pelas mídias digitais, do que pela família; ou seja, pela educação tradicional e outras influências, conforme foi na época de nossos pais e avós.

Porém, não tenha dúvidas de que a evolução no processo de formação do temperamento e comportamento humano é uma realidade. Por isso mesmo é tão necessário na atualidade se conhecer melhor, bem como as pessoas com quem vivemos; principalmente, para que se possa aumentar a assertividade no convívio e na formação de equipes.

Enfim, conhecer as pessoas, principalmente para as empresas está relacionado à formação de equipes de alta eficiência. E por consequência, em geração de resultados maiores para os negócios, sendo esses os principais objetivos do RH 4.0.

Pois bem, continue a leitura e vamos pensar nisso juntos!

Conhecer o Temperamento e Comportamento das Pessoas e o RH 4.0

Não sei se já ouviu falar, mas o RH 4.0 é uma das novas tendências no mundo corporativo! O seu principal foco está na aplicação de soluções tecnológicas no gerenciamento de pessoas; permitindo uma maior eficiência do processo. Ah, e tudo isso, de forma mais simples e buscando o maior resultado da equipe para o negócio.

Bem, acho que já deu pra você perceber o desafio, certo? Afinal, atrair talentos em um negócio e manter os seus colaboradores trabalhando felizes e focados nos resultados não é uma tarefa fácil! Porém, isso tem sido um dos principais focos de trabalho do RH4.0.

Nessa hora é importante que o RH possua o mapeamento completo dos temperamentos e perfis comportamentais de seus funcionários. E olha só, atualmente, as principais ferramentas utilizadas são os Teste de temperamento e de comportamento DISC.

Literaturas sobre Teste de temperamento e de comportamento DISC

Por fim, vale a pena dizer que utilizamos na aplicação dos Testes de temperamento e de comportamento DISC profissionais especializados na área; por exemplo, coaches, especialistas na aplicação e uso destas ferramentas, psicólogos etc.

Dessa forma, um dos principais exemplos de aplicação das metodologias de análise de temperamento e comportamento está em encontrar pessoas com perfil adequado na liderança e gestão! Do mesmo modo, encontrar um melhor perfil para atuar no setor comercial, entre outros casos de sucessos.

Por último, se você quiser conhecer mais sobre os Teste de temperamento e teste de comportamento DISC, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:

E então? Gostou do nosso artigo? Deixe um comentário e nos ajude a fazer um site melhor para você…

Ah, nos vemos em nosso próximo artigo, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *