Teste rápido e prático de DISC

O autoconhecimento é um elemento importante para o seu desenvolvimento pessoal! Assim, para te ajudar a conhecer melhor o seu perfil comportamental, lhe apresentamos o teste rápido e prático de DISC! Você o fará em 5 minutos.

Com o tema de hoje, fechamos com chave de ouro a nossa série de artigos, em que tratamos sobre o perfil comportamental, associado aos temperamentos.

Quer saber mais sobre isso? Fica aqui com a gente! Você pode se surpreender com o que encontrará! Tenho certeza de que vai te ajudar muito!

Conhecer o seu perfil comportamental lhe permitirá ser mais assertivo em todas as áreas de seu relacionamento, tanto no âmbito pessoal, quanto profissional; bem como, descobrir quais profissões são mais adequadas para determinados perfis ou se ajustam mais.

As aplicações de análise de perfil de comportamento estão presentes em todas as grandes empresas! Além disso, é um elemento de gestão e geração de resultados muito importante nos negócios.

Autoconhecimento e o DISC

Uma das grandes vantagens das pessoas de sucesso na atualidade está em se autoconhecer, de forma que possam tirar a maior vantagem possível de suas aptidões. Junto a isso, também conseguem minimizar os seus aspectos negativos de comportamento.

Agora, você vai conhecer uma das principais ferramentas e mais utilizadas no mundo para analisar os comportamentos e emoções dos seres humanos! Estou falando da ferramenta Disc (em inglês Dominance, Influence, Steadiness e Compliance).

O DISC é um teste de personalidade que já foi utilizado mais de 50 milhões de vezes no mundo todo; ela é uma das principais ferramentas utilizadas em recrutamentos e seleções.

É utilizada para mapear o perfil dos candidatos, realocação de colaboradores, conforme as competências exigidas para determinados cargos.

O DISC tem por objetivo: identificar as características comportamentais de cada pessoa. Com isso, proporciona o entendimento de seus comportamentos, de modo que o indivíduo melhore a sua performance.

Cada ser humano possui forças e pontos a melhorar e quando se analisa os resultados do Teste rápido e prático de DISC, o mesmo lhe auxiliará neste autoconhecimento.

Não basta conhecer, também é preciso praticar!

Precisamos reconhecer, porém, que esse autoconhecimento não servirá de nada se você não o estudar. Do mesmo modo, você precisa colocar em prática as melhorias pessoais e gatilhos de controle, a fim de minimizar seus pontos negativos.

Nesse sentido, um benefício importante do teste DISC é o fato de ser uma poderosa ferramenta de auxílio à gestão; ele prevê como um funcionário poderá agir e interagir com os outros em circunstâncias específicas.

Como exemplo, citamos o caso de um gerente de vendas que está tendo dificuldades de atingir metas, devido ao relacionamento com a sua equipe.

Quando se conhece o perfil comportamental das pessoas da equipe, o gerente pode melhorar a maneira de lidar com elas.

Dessa maneira e em condições específicas, é possível substituir funcionários que não tem o perfil adequado pra área comercial; melhorando o clima do setor e os resultados atingidos.

Conhecer o seu perfil comportamental

Quantas vezes você já se viu agindo de determinada forma e depois de certo tempo analisou a situação e não conseguiu entender o que te levou a agir assim? Comigo já, algumas vezes!

Pois bem, o teste de perfil de comportamento DISC, busca mapear qual é o seu perfil de comportamento, classificando-o em:

  • Dominância (Dominance);
  • Influência (Influence);
  • Estabilidade e (Steadiness); e
  • Conformidade (Conscientiousness)

Você precisa saber que o perfil de comportamento de uma pessoa é único, pois cada um vive circunstâncias especificas que vão moldar seu comportamento com o passar dos anos.

Quando você conhece o seu comportamento, pode ir controlando algumas atitudes e comportamentos para se ajustar a determinadas situações específicas.

Uma História sobre perfil de comportamento

Vou lhe contar uma pequena história… assim, você entenderá como ajustar o seu comportamento conforme as circunstâncias em que está vivenciando.

Há alguns anos fui contratado como gerente comercial de uma grande empresa! Tudo ia transcorrendo bem com as vendas, a equipe ia batendo as metas e meu perfil principal era de influência I-4, com um perfil intermediário de dominância D-2.

Mas, com as vendas batendo todas as suas metas, surgiu um problema que estava escondido até então, ou seja, o problema de eficiência da área produtiva.

Em outras palavras, havia muitos pedidos e a entrega estava bem aquém das suas condições. Então, fui chamado a diretoria para assumir e organizar a produção para melhorar os seus resultados.

Nesse meio tempo, como sabia que os resultados de vendas dependiam da produção a entregar, resolvi aceitar o desafio.

Antes de tudo, precisava colocar ordem com os funcionários e por um período tive que mudar o meu perfil comportamental na empresa.

Se quando atuava em vendas havia um perfil de influência, para resolver os problemas de produção tive que assumir um perfil, altamente, dominante (D-7) e um perfil de influência menor (de I-2).

Esta fase durou quase dois anos, com um perfil alto D, para acertar os rumos do setor produtivo.

Eu tive que mudar meu perfil no ambiente de trabalho para atingir os resultados esperados! Ou seja, se eu continuasse com o perfil de vendas, alto I, não conseguiria organizar o setor produtivo, que naquele momento, exigia alguém com pulso forte nas decisões.

Enfim, essa pequena história é real, aconteceu comigo e é mais comum do que você imagina.

Mudanças no perfil de comportamento

Nesse sentido, seja no âmbito pessoal ou profissional, o seu perfil comportamental é seu. Porém, você pode fazer ajustes nele, conforme a sua vontade e interesses; basta querer, mas para isso você precisa conhecer qual é o seu perfil comportamental.

Conhecer o seu perfil comportamental pode lhe ajudar em muitas áreas de sua vida, e sim, você consegue ir moldando e controlando o seu perfil em determinadas situações especificas.

Sendo assim, é preciso recordar que não somos seres estáticos e imutáveis; pelo contrário, somos bastante mutáveis por ações ambientais e outros fatores. Então, por que não termos controle?

Esse fato já foi notificado por diversas pessoas, e vemos muitos profissionais ajudando nesse sentido, tais como os psicólogos; coach; analistas DISC; orientadores de profissão e orientadores escolares.

Em seguida, vamos ver como você pode fazer para conhecer o seu perfil comportamental com este teste rápido e prático de DISC ….

Teste rápido e prático para conhecer seu perfil comportamental

Existem muitas ferramentas de teste comportamental DISC, disponíveis no mercado. Os mais completos e detalhados são as ferramentas pagas, que geram um relatório completo de seu perfil. Dependendo de seu objetivo, é o que recomendamos e, atualmente, custa em uma média R$300,00 por teste.

Mas, a nossa proposta aqui é lhe apresentarmos um teste rápido e prático de DISC e, o que ainda melhor: gratuito! Assim, você conhecerá o seu perfil comportamental. Perfeito, não é mesmo?

Para realizar o teste rápido e prático de DISC e conhecer o seu perfil comportamental, recomendamos a você seguir algumas regrinhas:

  1. Se possível imprima em uma folha o arquivo de teste;
  2. Escolha 10 opções que mais lhe parecem confortáveis, em relação ao seu comportamento e perfil;
  3. Não pense muito em suas escolhas, seja instintivo;
  4. Não existe certo ou errado, em termos de perfil pessoal, logo seja autêntico em suas escolhas;
  5. Aqui você não engana ninguém, você pode manipular os resultados, mas não servirá de nada para o seu autoconhecimento.
  6. Seja você mesmo, pois o resultado é para ajudar a se conhecer melhor; e
  7. Tire 5 minutos e faça o seu teste rápido e prático de DISC.

Você pode fazer o teste assinalando 10 opções que mais lhe representam nas opções abaixo, você pode assinalar quaisquer das opções.

Por fim, recomendamos que você faça o teste em, até, 5 minutos, pois é para ser o mais instintivo possível.

Baixe o formulário análise de perfil de comportamento pessoal DISC Em seguida, preencha o formulário com um “x” simples em cada quadro que você se identificar.

Vamos conhecer seu perfil comportamental

Este é um teste rápido e prático! Portanto, você não deve demorar mais de 5 minutos para preencher.

Vamos apresentar a interpretação de seu perfil comportamental, através de um exemplo:

Imagine que João, líder de turno do setor de embalagem, preencheu o formulário da seguinte forma:

Formulário: Análise de perfil de comportamento pessoal DISC

Some quantos itens foram preenchidos em cada quadrante e totalize-os, conforme exemplificado e assinalado em vermelho nos totais.

Como você pode ver, João teve um perfil DISC de: D-1 / I-3 / S-5 / C-1

Ou seja, ele tem um perfil comportamental de Estabilidade mais forte (S-5), com um perfil de Influência, relativamente, forte (I-3).

Note que esse perfil de comportamento pode ser bem interessante em empresas que tem um setor de embalagem bem estruturado, que tem poucos desafios.

Mas, se a empresa tem um projeto de expansão e de dobrar a capacidade do setor de embalagem com novas tecnologias, o perfil de João pode não ser o mais indicado. O ideal é buscar alguém com um forte perfil D para tocar o projeto. Concorda?

Características comportamentais do DISC

Agora, para melhor interpretar as características comportamentais obtidas do teste rápido e prático de DISC, as principais características dos perfis são:

  • Dominância: competitivo, objetividade e orientado para resultados;
  • Influência: comunicativo, otimista, popular e facilidade para trabalhar em grupo;
  • Estabilidade: constância, paciência, amigável, capacidade para ouvir, gosta de ajudar as pessoas; e
  • Conformidade: perfeccionista, analítico e detalhista.

Além desse artigo, para conhecer mais sobre os perfis comportamentais do DISC, recomendamos a leitura dos seguintes artigos aqui da TargetDev:

1 – Comportamento DISC: dominância, influência, estabilidade e conformidade;
2 – Teste de temperamento x teste de comportamento DISC.


Como você viu, neste artigo lhe apresentamos uma forma de conhecer o seu perfil de comportamento, através de um teste rápido e prático de DISC.

Por fim, se você trabalha em um RH e tem problemas na equipe, desenvolver uma análise DISC de sua equipe poderá lhe ajudar. E, também, se você ainda não fez nenhuma analise DISC com seus funcionários e gestores, aproveite esta ferramenta grátis.

O que acha de divulgar esse material para os seus colegas e o utilizá-lo na solução de conflitos? Além disso, melhore o resultado de seu negócio e se conheça melhor! Até o próximo artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *