Topo do Google: o lugar que a sua empresa deve estar

Ficar no topo do Google é uma tarefa e tanto. Afinal, quando se trata de aparecer, tem que ser no lugar certo e lá é bem concorrido! 

Quem não quer aparecer e ficar no topo do site de buscas que mais se destaca, na atualidade? E isso já ficou constatado em pesquisas. 

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Um estudo sobre a importância do marketing digital utilizando a influência do comportamento do consumidor mostrou que 50% dos entrevistados utilizavam o Google para buscar informações sobre um produto novo no mercado ou um produto que fosse do interesse deles. 

Sendo assim, aparecer diante dos olhos de consumidores, no topo da página de buscas, é a chance de ganhar um cliente em potencial!

Se você deseja que a sua empresa ganhe destaque aparecendo no topo do Google, não perca essa leitura!

Alcance o topo do Google

Para alcançar e ficar no topo do Google é necessário, primeiro, entender que essa plataforma segue alguns critérios para escolher as melhores opções que vão aparecer no resultado da busca. Portanto, é preciso saber o que fazer para ser um dos escolhidos.

Quais os critérios do Google para colocar sua empresa no topo?

Para que a sua empresa possa aparecer no topo das pesquisas, ela precisa ter boa reputação, autoridade e popularidade. O Google vai analisar a estrutura de programação e a estabilidade do provedor de hospedagem; vai avaliar a relevância do conteúdo apresentado e ainda os links externos direcionando para o seu conteúdo.

Como manter o site no topo do Google
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Como aparecer e ficar no topo do Google

Para que a sua empresa apareça no topo do Google, como resultado de uma busca, é necessário planejamento e ações bem específicas.

Vamos ver o que deve ser feito para que a sua empresa se destaque de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar para aparecer no topo.

Boas práticas de SEO

As boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) são estratégias que fazem com que a sua página tenha as características que são valorizadas pelo Google.

Assim, a página da sua empresa precisa atender a um conjunto de regras que são analisadas. Não importa, nesse momento, o tamanho da sua empresa e nem quem escreveu aquele texto. Importa se a sua página seguiu as regras estabelecidas.

Pode-se dizer que o trabalho de SEO, junto com o marketing de conteúdo, é uma das estratégias mais eficientes para colocar a sua empresa no topo do Google.

Palavra-chave

A escolha da palavra-chave deve ser feita com cuidado, pois é ela quem vai direcionar a busca. Nesse sentido, certifique-se de que a palavra-chave escolhida é a que melhor resume o que você traz em sua página.

Ela deve ser usada no título da página, ao longo do texto, na meta tag e também deve aparecer na URL.

Conteúdo

Investir em bons conteúdos é o caminho certo para chegar e ficar no topo do Google. Isso porque conteúdos interessantes e bem escritos chamam a atenção dos visitantes e os fazem ficar por mais tempo em sua página. O Google está de olho nisso e é assim que ela avalia a sua reputação.

Portanto, se você produz textos interessantes e autorais, terá melhor posicionamento nos resultados de busca. 

Além de utilizar a palavra-chave escolhida, ele deve atender às necessidades e desejos do visitante, tirar suas dúvidas, atender suas expectativas.

Por outro lado, se o visitante entra no seu site e logo sai, isso significa, para o Google, que seu conteúdo não é interessante e nem é capaz de atender a demanda do consumidor. 

Por causa disso sua empresa passa a ter pior desempenho dos resultados de busca. E não é isso que você quer, não é mesmo?

Por isso, mais do que quantidade, vale a pena investir em conteúdo de qualidade, tanto para atrair clientes quanto para se tornar referência para eles. Logo, você está ganhando autoridade e isso só te favorece na hora de ser ranqueado pelo Google.

Títulos, subtítulos e cabeçalhos

Na hora de elaborar a sua página, cuide de garantir que as suas ideias e objetivos estão bem organizados, facilitando o entendimento do visitante. Títulos, subtítulos e cabeçalhos devem ser atraentes. Ao escrever sobre um assunto, separe o conteúdo por tópicos. Assim, você mostra para o Google exatamente o que está transmitindo, ajudando a te colocar no topo.

Imagens

As imagens também transmitem uma informação e devem ser usadas com intencionalidade e objetividade. Nada de usar imagens aleatórias, só para encher a página! Isso tira a sua credibilidade.

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Um recurso que deve ser utilizado para descrever uma imagem é o alt tag. Ele permite que você nomeie essa imagem de modo mais adequado e com a palavra-chave inserida. Isso aumenta suas chances de conseguir mais acessos e aparecer no topo do Google.

Além disso, ao utilizar essa tag você torna seu conteúdo mais acessível, uma vez que ela é usada por softwares de leitura de tela.

Layout responsivo

Ter um layout responsivo significa deixar a sua página acessível para qualquer tipo de tela, como laptops, tablets e smartphones. O Google está atento a essa possibilidade e prioriza páginas que sejam responsivas.

Descrição atrativa

Conhecida como meta tag, a descrição é uma espécie de vitrine para a sua página. Ela define o que aparece na página de resultados no buscador. Deve ser um texto curto, atraente, objetivo e conter a palavra-chave. Deixar uma meta tag otimizada aumentará suas chances de aparecer bem para o Google.

Conexão com redes sociais

Ao compartilhar conteúdos da sua página em redes sociais você gera mais tráfego e aumenta sua credibilidade e autoridade diante do Google. Por isso, invista em uma boa página no Facebook, Instagram, Linkedin e Twitter, por exemplo, e compartilhe seu conteúdo nelas.

Google Meu Negócio

Outra opção muito interessante para conseguir o topo do Google, juntamente com outras estratégias, é fazer um cadastro no Google Meu Negócio.

Assim, cria-se uma página para a sua empresa no Google+ e ela passa aparecer no Google Maps. Você pode colocar informações de horários de funcionamento, fotos e testemunhos de quem já utilizou seus serviços ou produtos.

Dessa forma, sua empresa aparece em destaque nos resultados das buscas e você ainda tem a oportunidade de estreitar os laços com seus clientes. 

Proteção de dados dos usuários

Proteger os dados que os usuários deixam em sua página é um aspecto de segurança muito importante para o ranqueamento no Google.

Por isso, garanta que a sua página tenha o certificado SSL, que criptografa os dados inseridos pelos usuários e possibilita uma navegação mais segura.

Backlinks
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Para aumentar o engajamento de sua página e garantir posições melhores no Google, o uso de links internos é uma boa opção. Ele possibilita que um visitante fique mais tempo em sua página, uma vez que liga um assunto a outro, oferecendo ainda mais informação.

Além dos links internos, utilizar links externos também é uma excelente alternativa para conseguir o topo do Google, pois remete à autoridade.

Para conseguir links externos, uma ótima opção é a produção de guest posts para sites parceiros. Funciona assim: você produz um material de qualidade para ser publicado em outro site e coloca nele links para a sua página. Todos saem ganhando!

Mas atenção: os sites parceiros devem atuar na mesma área que você! 

Uma outra forma de conseguir links que direcionam para a sua página é a prática de link building. Trata-se de uma indicação de um site para outro e quanto mais conhecido for o site que indicar o seu, maior será a sua autoridade para o Google. Logo, terá maiores chances de alcançar o topo!

Vimos, até esse momento, como a sua empresa pode ficar no topo do Google de forma orgânica, ou seja, sem precisar pagar por isso.

Veremos, agora, que existe também possibilidade de alcançar o topo de uma maneira mais rápida, porém é preciso pagar por isso.

Assim, se estiver disposto a investir em links patrocinados, você pode utilizar o Google Ads, que é o mais utilizado do mundo, para esse tipo de serviço.

Funciona da seguinte forma: você carrega a sua conta com um determinado valor e pode configurar um gasto máximo por dia. O sistema de pagamento é o Custo Por Clique (CPC), em que você paga somente por cliques que receber.

Por fim, o link patrocinado é uma estratégia indicada quando se deseja gerar resultados no curto prazo, aumentando a visibilidade de sua empresa.

Conclusão

Para a sua empresa aparecer e ficar no topo do Google é necessário utilizar estratégias adequadas e consistentes. Isso aumentará sua reputação, autoridade e popularidade.

No entanto, conseguir tal proeza não é algo fácil. É necessário conhecer as regras do Google e planejar como efetuar cada estratégia no Marketing Digital.

Parece complicado para você? 

Mas não desanime! Você só precisa de ajuda!

A Vision Root é uma empresa que trabalha com transformação digital e tem expertise para colocar a sua empresa no topo! Entre em contato e apareça para o Google!

Sobre Karine Iria

Mestra e Doutora em Economia Doméstica

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